Para ajudar os clientes a se manterem informados e saudáveis, a Alexa, serviço de voz da Amazon, está adquirindo novas funcionalidades e Skills especiais, apoiadas por fontes confiáveis de informações, como o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Autoteste

O serviço tem como objetivo ajudar as pessoas a tomarem uma decisão se devem procurar um centro médico ou ficar em casa e continuar a verificar os sintomas. O autoteste de assistente de voz não substitui uma avaliação médica ou um diagnóstico, e não recomenda tratamentos específicos. Para iniciar o autoteste, basta dizer uma destas frases:

– Alexa, como sei se peguei a covid-19?

– Alexa, como sei se tenho o coronavírus?

– Alexa, acho que peguei o coronavírus.

– Alexa, eu posso ter sido infectado com a covid-19.

– Alexa, abra o autoteste para coronavírus.

O que é, meu cão pode transmitir, ou quais são as melhores maneiras de evitar a covid-19?

O Instituto de Pesquisas Eldorado, usando informações fornecidas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, criou uma Skill, chamada Perguntas Coronavírus, que permite aos usuários aprenderem, por meio de uma série de perguntas e respostas, sobre o novo coronavírus. Entre as informações de proteção e prevenção, eles também podem entender mais sobre os grupos de risco e animais de estimação. Algumas das possíveis interações são:

– Alexa, abra Perguntas coronavírus: abre a Skill e leva o usuário a uma série de perguntas e respostas.

– Alexa, abra Perguntas coronavírus sobre animais domésticos: abre a seção específica que os clientes podem querer ou precisam conhecer mais.

Atendimento SUS

A assistente pode ajudar indicando a instituição de saúde pública mais próxima, por meio de informações fornecidas pelo Ministério da Saúde. Neste sentido, ela pode recomendar um hospital público ou posto de saúde próximo.

Para isso, pode-se solicitar essas informações falando:

– Alexa, abra Atendimento SUS.

– Alexa, qual o posto de saúde mais próximo?

– Alexa, qual o hospital público mais próximo?

Como usar a Alexa

A assistente pode ser usada por qualquer pessoa com o aplicativo Alexa em um smartphone, na família de smart speakers Amazon Echo – Echo Dot, Echo, Echo Show 5 e Echo Show 8 – ou em uma variedade de dispositivos, incluindo smart speakers, fones de ouvido , Smart TVs, entre outros, que possuem integração com Alexa.