Em 2020, a nova epidemia de coronavírus despertou uma preocupação generalizada e profunda em todo o mundo. Pensando nisso, a IBM tem buscado trabalhar em conjunto com instituições médicas e profissionais, usando o sistema IBM Clinical Development (ICD) para ajudar no desenvolvimento rápido de medicamentos essenciais para combater o vírus.

O ICD é uma solução unificada de captura de dados baseada em SaaS (Software as-a-Service), projetada para fornecer visibilidade de ponta a ponta, além de recursos de gerenciamento de pacientes, ambientes e ensaios clínicos. O ICD foi desenvolvido para reduzir o tempo e o custo dos ensaios clínicos.

A solução possibilita centralizar e organizar os detalhes dos ensaios clínicos, disponibilizar acesso 24/7 aos dados por meio de uma única URL a partir de qualquer dispositivo habilitado na Web, além de fornecer uma plataforma de gerenciamento de dados flexível e escalável para ajudar a desenvolver e gerenciar ensaios clínicos, incorporando recursos e serviços opcionais específicos de ensaios clínicos. Os assinantes da área de Life Sciences têm utilizado o ICD para apoiar seu desenvolvimento clínico nos últimos 7 anos.

Como parte do plano da IBM em ajudar no desenvolvimento acelerado de medicamentos importantes para combater o coronavírus, a IBM pretende:

– fornecer gratuitamente o sistema ICD aos novos ensaios clínicos elegíveis relacionados ao coronavírus na China; e
– fornecer gratuitamente uma tecnologia comercialmente razoável para apoiar a construção de bancos de dados e o treinamento básico para o uso do ICD.

Hospitais, patrocinadores, CROs e Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento que estejam pesquisando novos medicamentos para coronavírus e realizando ensaios clínicos relacionados são bem-vindos para entrar em contato com a IBM.

Para informações detalhadas sobre produtos e serviços, acesse o site da IBM.