* Por Caio Nogueira

As empresas de SaaS também precisam de recursos para auxiliar em seu controle, expansão e mensuração de resultados. Essas empresas que possuem softwares em seus serviços, vendendo seus produtos em um modelo baseado em assinaturas, têm sua maior parte de serviço realizada digitalmente. 

Um dos maiores desafios para as empresas de SaaS são o marketing. Mesmo que já estejam inseridas no meio online, na criação de sites, essas empresas ganham grandes concorrentes constantemente, por conta disso, é preciso sempre inovar para não perder clientes. 

Após conversarmos com Camila Panades, estrategista e gestora da Pajaris, extraímos as melhores estratégias de marketing para StartUps de SaaS.

Confira!

Marketing e Conteúdo

O marketing digital, hoje em dia, é baseado também na criação de conteúdos, isso porque ela se baseia na geração de valor para o público, desde o primeiro contato até o fechamento da venda. 

Aqui, o leitor é atraído para as informações relevantes, seja em buscas da internet ou pelas redes sociais. Pode tanto estar inserido em posts ou em vídeos de empresas. 

Essa forma de marketing é bastante eficaz para as empresas de SaaS, e a resposta é bastante clara; o primeiro contato do cliente é via digital. 

Para isso, é importante que a empresa faça um investimento para um blog com conteúdos relevantes, sempre lembrando de o atualizar, hospedado no próprio site da empresa, sendo uma forma bastante eficiente para atrair a criação de leads, dessa forma, podendo contratar futuramente os serviços. 

SEO

A primeira parte do tráfego orgânico de empresas vem por meio dos sites de busca, como o Google. 

Estratégias de SEO para o seu negócio SaaS

A parte do SEO serve para otimizar os mecanismos de busca, criando formas de seu site ser encontrado de forma mais fácil. 

On Page e Off Page

As ações do SEO podem ser feitas dessas duas formas. 

O Off Page trata-se de backlinks recebidos de outros links, o SEO On Page vai oferecer todo o tipo de otimização que está ao seu alcance. 

Isso pode ser feito tanto por você, quanto por um profissional, para que seu site facilite a vida dos buscadores, além de o priorizar em seu rankeamento. É incluído desde a forma de organização do código de organização de seu site, até o uso de palavras-chaves. 

O SEO On Page vai listar tudo para que você seja visto com bons olhos pelo Google, englobando desde o design, até a criação de conteúdos. 

Otimize suas vendas

Essa estratégia consiste em ranquear aqueles que mais interagem com o seu conteúdo. Ou seja, dessa forma é mais fácil identificar os que mais fazem downloads, acessam suas páginas, ou fazem outras interações, para elevar os pontos em seu ranking interno. 

Dessa maneira é possível fazer com que sua equipe de vendas foque nas pessoas que mais são interessadas em seus produtos ou serviços, ou criar mais conteúdos que sejam relevados para elas. 

Encantamento de clientes

O sucesso de seu SaaS vai depender dos clientes que você conquistou. 

Um bom encantamento pode garantir que novas vendas ocorram. Veja os principais processos:

Experiência do usuário

Oferecer uma boa experiência para os seus clientes podem garantir as compras de seus produtos. Se você não garantir isso, ninguém vai querer ao menos o usar. 

A experiência dos usuários é fundamental. 

Customer Success

O sucesso dos clientes já é uma realidade para grandes empresas, pois possuem grande valor nas estratégias de marketing e vendas. 

Ao invés de esperar que o cliente tenha problemas para então contatar o suporte, é importante que o Customer Success adote uma atitude proativa para o ajudar a ter ótimos resultados com o produto. 

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* Caio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agencia de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.