* Por Samba Tech

Extremamente ligada a tecnologia e a modos ágeis e simples de funcionamento e execução, as startups são empresas que respiram inovação e que tem esse conceito presente em cada canto e em cada processo.

Cada vez mais populares no Brasil, as startups apostam em serviços e produtos diferenciados que atendem a demandas específicas e que podem acabar virando um sucesso em escala mundial.

Então, para se manterem sustentáveis e em contínuo crescimento, é necessário que essas empresas invistam em simplicidade, leveza e praticidade, três conceitos que, em termos de comunicação e marketing, casam muito bem com uma única ferramenta: os vídeos online.

Trabalhar com vídeos online é uma estratégia extremamente indicada para esse tipo de empresa, uma vez que possibilita um contato próximo e eficaz com os públicos de interesse em diversos níveis em diversas etapas de marketing. Entenda:

Por que sua startup deve investir em vídeos?

Como já citamos, normalmente, startups são empresas muito mais leves, dinâmicas e menos burocráticas do que os negócios tradicionais e é isso que, na maioria das vezes é capaz de garantir seu sucesso e crescimento.

Sendo assim, elas precisam estabelecer estratégias de posicionamento, vendas e crescimento que sejam certeiras e igualmente rápidas e simples e os vídeos podem ser seu principal aliado nisso.

Muito mais eficazes do que apenas imagens ou textos, e fáceis e baratos de produzir, os vídeos são capazes de gerar muito mais engajamento por parte de todos os públicos e auxiliam de forma magnífica em diversos processos.

Vídeos são uma boa oportunidade para aumentar suas vendas

De acordo com uma pesquisa do eMarketer, 86% dos brasileiros já assiste vídeos online e, segundo outro estudo, da Simply Measured, conteúdo em vídeo aumenta o engajamento dos consumidores em 65%.

Por quê? Porque vídeos, mais do que apenas as imagens, facilmente manipuladas, passam confiança ao leitor ao mostrar o produto em funcionamento, seu tamanho real e suas funcionalidades e limitações.

Dessa forma, quando você produz vídeos, além de fazer com que seus espectadores tenham uma noção clara da sua empresa e seus produtos e serviços, você aumenta a chance deles estabelecerem uma relação diferenciada com a marca e acabar comprando de você.  

Vídeos podem te auxiliar muito na hora de explicar seu negócio

Startups são empresas que existem em torno da inovação e, por isso, nem sempre é fácil explicar o que elas fazem, vendem ou pretendem com seus negócios.

Sendo assim, mais uma vez, investir em vídeos é uma excelente solução. Com eles você consegue explicar de forma lúdica, explicativa, com animações ou depoimentos de funcionários e clientes, o que sua empresa é e o que ela tem a oferecer.

Com um vídeo você pode contar uma história, detalhar seus processos, apresentar sua sede, e ainda garante que o espectador se engaje muito mais com o material e com todos os aspectos de sua Startup.

Veja por exemplo esse vídeo do Airbnb:

É um vídeo simples, com menos de 2 minutos, que não tem efeitos fantásticos ou uma edição tão elaborada, mas que consegue explicar perfeitamente o que é o Airbnb e como ele funciona.

Fantástico, não é?

Um vídeo pode fazer sua empresa ganhar autoridade

Como a maioria deve saber, Startups normalmente são empresas que trabalham sempre rodeadas de incertezas: se o negócio vai dar certo, se é sustentável, se o produto ou serviço é interessante e replicável… e isso pode acabar prejudicando na hora de uma negociação ou de apresentar sua empresa a um investidor ou possível cliente.

E é ai que os vídeos entram! Eles te ajudam a se posicionar de uma forma sólida e confiável e ainda passam a impressão de que seus negócios vão “muito bem, obrigado”, já que ainda existe o mito de que vídeos são caros e difíceis de produzir.

Além do mais, de acordo com outra pesquisa, 52% das pessoas dizem que vídeos são essenciais para ajudar a fortalecer a lembrança de uma marca ou produto, ou seja, mais chances de que você venda e aumente seus lucros!

Um vídeo, mais do que apenas um compilado de cenas, é uma ferramenta que pode ajudar muito sua startup em termos de comunicação, posicionamento, marketing e vendas.

Apenas com um bom planejamento, sem ter que gastar muito dinheiro, você é capaz de produzir vídeos incríveis que vão te auxiliar na transmissão de qualquer mensagem e ainda ajudarão a fortalecer a lembrança de sua marca.

Experimente e depois compartilhe conosco os resultados!

Abraços e até a próxima!


 

Samba Tech Eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina, a Samba Tech ajuda centenas de empresas a se comunicarem melhor através de vídeos online. As soluções cuidam de todo o processo de gestão de um vídeo, desde o momento em que ele sai da câmera até ser distribuído para qualquer dispositivo conectado à internet, levando o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, democratizando o acesso à informação com segurança e qualidade.