Para aproveitar ao máximo seu tempo chuvoso, cinza e congelante de inverno, a cidade Oulu, na Finlândia encontrou uma maneira de combinar sua paisagem de inverno congelado do Mar Báltico, com as startups em um evento anual de Pitch, o Polar Bear Pitching.

O pessoal da Finlândia tem um relacionamento íntimo com buracos de gelo e é comum dar um mergulho durante uma sessão de sauna no inverno. Desta vez não houve sauna à vista, apenas 20 startups lançando-se na água gelada.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Essa é a terceira edição do evento que reúne as startups mais promissoras com investidores, especialistas globais e a mídia internacional. A grande vencedora garantiu 10.000 euros, a chance de entrar para a carteira da empresa Catapult e ainda, duas semanas no Vale do Silício.

A Finlândia tem tirado o máximo proveito da sua neve e frio durante o inverno para distinguir-se globalmente e Oulu, referindo-se a si mesma como a Capital do Norte da Escandinávia, tem uma longa história como um centro nacional de hi-tech, especialmente em TI.

O Polar Bear Pitching pode não ser para os fracos de coração, mas é uma boa prática para os fundadores de startups que procuram expandir seu negócio. Mais de 60% das startups que participaram do evento conseguiram investimentos.
” Aperfeiçoar o seu discurso se resume a repetição. O evento é grande porque é diferente e, obviamente, o melhor evento de buraco de gelo do mundo”, afirma Peter Vesterbacka da Rovio – o criador de Angry Birds e fundador da Slush e MobileMonday.

O vencedor com seu Pitch matador foi Didrik Dege Dimmen da startup FlowMotion, da Noruega. Seu produto é um um estabilizador para GoPro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Vencer essa competição é um grande negócio e uma grande vitória para nós, financeiramente e motivacional. Chamamos a atenção da imprensa e do mercado, o que é incrível. Agora, o próximo passo é arrecadar fundos através do Kickstarter e divulgar ainda mais o nosso produto”, conta Dimmen.

Confira tudo o que rolou durante o evento no vídeo abaixo:

E você, está preparado para encarar um Pitch desse?