Por Elton Minetto*
Uma empresa tem um site ou sistema (desktop ou web) e está planejando seu aplicativo móvel. A primeira coisa que vem à mente é tentar encaixar todas as funcionalidades no app e mostrar ao cliente o quão avançado é seu produto ou processo. Mas este é um erro grave.
Citando uma frase bem clichê, “menos é mais”! O cliente não precisa e não quer ter o mesmo número de funcionalidades do sistema desktop no seu celular ou tablet. As necessidade são diferentes, o tamanho da tela é muito menor, entrar dados com o teclado do computador é infinitamente melhor do que usar o teclado do dispositivo móve, etc..
Uma boa prática é colocar no aplicativo apenas as funcionalidades que o usuário se beneficiar por estar fora do seu computador. Usar a câmera, o GPS, enviar mensagens rápidas, verificar o status de um pedido, etc. O aplicativo deve ser um complemento a um sistema maior, caso exista, ou deve fazer poucas coisas, mas todas de maneira rápida e fácil.
Outra ideia é fazer como o Facebook e ter um conjunto de aplicativos simples e integrados. Se o usuário recebe uma notificação de mensagem privada na rede social ele é direcionado para o aplicativo específico, o Messenger, enquanto que as mensagens da timeline ficam em um segundo aplicativo. Ao quebrar um projeto grande em diversos aplicativos menores é possível ter algumas vantagens como poder lançar mais rápido, atingir mercados diferentes (talvez o cliente queira apenas o Messenger do Facebook e não a timeline), focar melhor os esforços de marketing, etc.
* Elton Luis Minetto é cientista da computação e CEO da desenvolvedora de apps Coderockr. Trabalha com PHP/MySQL, com Linux e com MacOSX. É autor do livro Frameworks para Desenvolvimento em PHP, da editora Novatec, co-autor do livro Grid Computing in Research and Education, publicado pela editora IBM/Redbooks, EUA e autor dos e-books Zend Framework na prática, Zend Framework 2 na prática e Doctrine na Prática. É CEO da Coderockr.
Imagem de abertura: Goran Horacek