Ser empreendedor e pai ao mesmo tempo não é fácil. Executar ambas as funções bem, arrumando tempo para administrar uma startup ao mesmo tempo em que cuida do filho e dá toda a atenção que ele necessita exige muita organização e predisposição. Definitivamente, não é para qualquer um.

Pensando nisso, Sahil Parikh, fundador de uma startup chamada Brightpod, e pai de uma menina de três anos, escreveu um artigo bastante interessante para o The Next Web, com 15 dicas que podem ajudar a conciliar ambas as funções. Reproduzimos e contextualizamos abaixo algumas das dicas:

1) Planeje o dia seguinte

Parikh diz que, toda vez que sua filha dorme, ele pega 10 minutos para planejar o dia seguinte. Algumas vezes ele planeja a semana inteira no domingo à noite também.

2) Acorde antes de seu filho(a)

Tente acordar uma hora ou mais antes de seu pequeno (a). Aproveite para checar o email e fazer as coisas mais importantes (não urgentes) do dia, fazer o que for mais produtivo, antes que a criança acorde e você possa ficar com ela, leva-la para a escola, etc.

3) Faça exercícios

Parikh conta que ele matriculou a filha na natação e aproveita o tempo em que ela está lá para ele mesmo também nadar. É um jeito de matar dois coelhos com uma cajadada só: fica junto com o filho e ainda aproveita para exercitar o corpo – algo essencial para quem enfrenta longas jornadas de escritório.

4) Dieta de notícias

Para aproveitar melhor o tempo, o empreendedor se limita a ler apenas as principais notícias do dia. “Pensa quando você sai de férias e não lê muitas notícias. O que acontece quando você volta? Nada muda. Se é realmente importante, você ouvirá de alguém”, argumenta.

5) Procrastine leituras

“Eu costumava ler diariamente. Agora, apenas nos finais de semana, quando estou um pouco mais relaxado e minha lista de leitura não soa como uma lista de tarefas”, diz. Ele argumenta que percebeu que nem tudo é tão interessante quanto parece. “Muitos artigos parecem uteis quando você os salva, mas não parecem tão importantes quando você começa a lê-los.

6) Desligue as notificações de email

Para Parikh notificações de email por push são superestimadas. “Eu desliguei essa função e foi uma verdadeira benção. Eu quero estar no controle quando eu checo meus emails, e não o contrário.

7) Escreva e-mails curtos

Segundo Guy Kawasaki, o ideal são cinco frases – menos soa como grosseria, e mais é perda de tempo.

8) Notificações VIP

O empreendedor configurou seu smartphone para receber notificações apenas de pessoas que ele considera importantes. “Eu ainda uso modo ‘não perturbe’ depois das 22h, quando preciso me concentrar em tarefas importantes”, argumenta.

9) Use mais o telefone

Telefone costuma ser mais eficiente do que o e-mail, já que ele elimina todo o tempo em que você fica esperando a pessoa responder.

10) Limite as redes sociais

“Eu tento usar Facebook e Twitter mais durante a hora do almoço, enquanto minha filha está jantando, ou depois que ela foi dormir. A menos que você trabalhe com social media, não sei por que você gastaria mais de 15 minutos de trabalho em rede sociais”, defende.

11) Use softwares

Na Brightpod, Parikh e sua equipe utilizam softwares como KISSMetrics e Intercom para receber uma análise de seu negócio. “Sem eles eu teria que criar manualmente tabelas, calcular rotatividade, receita e outras coisas”, explica.

12) Tarefas diárias mínimas viáveis

É uma técnica em que a pessoas calcula o mínimo de trabalho que deve executar cada dia. “Assim eu fico completamente satisfeito no final do dia. Se eu fizer algo a mais, é um bônus. Seja realista com seus objetivos”, diz.

13) Descansos regulares

“Em alguns dias da semana eu trabalho de casa. Eu tento fazer o trabalho mais rapidamente para tentar sair e brincar com minha filha um pouco”.

14) Durma bem

Diferente dos empreendedores que dizem que dormem pouco e trabalham a noite toda, Parikh prefere investir em boas doses de sono – pela qualidade do trabalho e pela saúde.

15) Saia da rotina

Um tempo fora é importante em um mundo tão conectado. “É um bom jeito de unir a família e para eu refletir sobre meu trabalho enquanto não estou trabalhando. Quando volto de férias sempre estou renovado e pronto para dominar o mundo”.