O norte-americano Benjamin Gleason já está no Brasil há seis anos. Durante os dois primeiros, trabalhou com consultoria na McKinsey. Depois, foi Diretor Geral do GroupOn Brasil e CFO do Groupon América Latina. Em maio de 2013, fundou com Thiago Alvarez (seu colega de McKinsey) a startup GuiaBolso, que recebeu investimento da e.Bricks e da Valor Capital. (Disclaimer: e.Bricks também investiu no Startupi, e Michael Nicklas, co-fundador do Startupi, trabalha na Valor Capital).

Confira a entrevista em vídeo.

O empreendedor estima que 50 milhões de brasileiros usuários de Internet Banking podem acabar sendo clientes do Guia Bolso. Em 10 meses de operação, a empresa já tinha fornecido mais de 40 mil atendimentos com seu primeiro produto: um algoritmo de consultor financeiro online. Também atendiam por email e chat. Viram que mais de 80% das pessoas atendidas tinham problemas de dívidas ou de orçamento (o SPC relata que 82% dos brasileiros tem problemas de orçamento e controle) e que várias dessas pessoas conseguiram, a partir do uso do Guia Bolso, controlar seus orçamentos e suas dívidas – ao ponto de procurarem dicas de aplicações financeiras.

Recentemente, o Guia Bolso disponibilizou uma ferramenta que importa o histórico de transações bancárias, categoriza os tipos de gastos (o usuário pode configurar as categorias) e apresenta gráficos para que seus usuários vejam onde estão realmente aplicando seu orçamento. A empresa não tem faturamento porque ainda não botou preço em nenhum produto – não está com pressa. O plano é formar uma grande base de usuários e atendê-los da melhor forma possível, para um dia ver como monetizar o site.

Além das experiências em consultoria e consumo, Benjamin traz na bagagem uma startup de pagamentos mobile (a Sales VU, que ele ajudou a fundar nos Estados Unidos), uma vivência na favela da Rocinha, onde fez trabalho comunitário, e um MBA financeiro na Universidade de Wharton, na Pensilvânia (EUA). O sócio Alvarez, que também responde como co-CEO, já foi analista na Accenture e Diretor de Educação Solidária na Unesco e tem um MBA na PUC-SP. O Diretor de Tecnologia do Guia Bolso, Inajá Azevedo, foi Diretor de Engenharia na PlayPhone e a empresa conta também com Luiz Krempel, um profissional financeiro certificado com muitos diversos anos de experiência no Itaú-Unibanco. Ainda, um dos investidores na Valor Capital é Gabriel Jaramillo, ex-Presidente do Santander.