A primeira impressão é a que fica. O mote conhecido que geralmente se refere a pessoas serve também para empresas, que deveriam buscar sempre marcar as pessoas de um jeito bom. O Beonpop é um aplicativo que quer monitorar exatamente isso: a impressão (primeira ou não) que sua empresa causa nas pessoas.

Criado em maio de 2013, o Beonpop já tinha uma versão no ar em junho. A versão atual foi lançada em outubro passado, após aceleração da Ventiur. O que a ferramenta faz, basicamente, é ler as interações das pessoas nas redes sociais e, a partir daí, oferecer uma série de resultados para mostrar para as empresas saberem o que funciona e o que não funciona para chamar atenção nesse site de interação social.

Hoje, o Beonpop tem cerca de 60 mil usuários no mundo inteiro, apesar de ter um foco inicial no Brasil.  Veja abaixo a entrevista com Alexandre Stumpf, CEO da startup, que conta detalhes sobre a ferramenta e os próximos passos da empresa.

 

Startupi: Qual é o principal objetivo do Beonpop?

Alexandre Stumpf: Buscamos ser a principal plataformas de monitoramento das mídias sociais, oferecendo aos usuário e marcas uma possibilidade de tangibilizar suas interações nas mídias sociais, de forma a medir, acompanhar e avaliar quais são as pessoas que mais interagem com seu perfil ou fanpage.

Como a ferramenta funciona?

A plataforma busca trazer dados qualitativos de quais são as pessoas que realmente têm maior impacto dentro da rede de influência da sua marca ou na sua rede de amigos. Acessando o site, o usuário pode utilizar o sistema onde tem acesso a diversos indicadores de sua performance em redes sociais, inicialmente Facebook. Existem opções interessantes como Comparação, onde é possível comparar sua marca ou perfil com outro. A funcionalidade de Campanha também é muito utilizada e permite a criação de uma campanha onde a marca pode medir sua performance e ter acesso detalhado aos usuários que mais interagem com a marca.

 O Beonpop é voltado principalmente para quem?

O Beonpop é voltado para usuários finais e empresas. Usuários finais poderão entender seu perfil de uso, popularidade e ter acesso a ferramentas exclusivas de interação social que estão sendo lançadas. Empresas são nosso foco para monetização, embora utilizem gratuitamente hoje. O diferencial de utilizar o Beonpop para medir e acompanhar a performance de sua marca é ter acesso aos detalhes de quem é o usuário que interage com sua marca e qual o perfil deste usuário, além de poder utilizar as ferramentas de campanha e comparação.

Os serviços oferecidos pelo Beonpop tem custo?

Atualmente os serviços são gratuitos tanto para usuário final quanto para fanpages. Os serviços para usuário final permanecerão sempre gratuitos, nossa monetização será realizada por meio das fanpages e perfis de empresas.

Vocês receberam investimento ou aceleração?

Os dois. O Processo de Aceleração da Ventiur.net é dividido em duas etapas. A primeira etapa chamada de Warm-up (Pré-Aceleração) durou 3 meses e serve para desenvolvimento da ideia, modelagem de negócios, primeiros testes de mercado e validação das hipóteses que são geradas durante o desenvolvimento do trabalho. A segunda etapa chamada de Go Hard é a etapa onde as startups são selecionadas para receber aporte de investimento e mais um período de 6 meses de aceleração. Entre investimento e aceleração recebemos R$ 160.000,00 da Aceleradora Ventiur.

Quais são os próximos passos da empresa?

No Beonpop as novidades são semanais. Toda a semana existem novas funcionalidades para os usuários. No médio prazo a inclusão de suporte a redes sociais como Instagram e Twitter já estão em desenvolvimento. Uma novidade para usuários finais que estará disponível nas próximas semana vai dar o que falar, fiquem de olho. Comercialmente iniciaremos nossa expansão para outros mercados no final de março e nosso objetivo é que o Beonpop e os Pops (medida de popularidade) sejam conhecidos mundialmente.