O serviço on-line de sorteios Sorteie.me foi o aplicativo brasileiro mais popular no Facebook no último mês, segundo dados divulgados pela Metricsmonk com exclusividade ao Startupi. A popularidade do app colocou sua empresa desenvolvedora, a Fibonacci Soluções Ágeis, no topo da lista de desenvolvedores brasileiros com mais acesso na rede –o Sorteie.me teve mais de 1,5 milhão de usuários ativos no último mês (os dados foram coletados entre 21 de fevereiro e 21 de março).
Abaixo da Fibonacci Soluções Ágeis, ficaram Vagalume Midia Ltda (criadora do app Vagalume Playlists), LikeStore, Cartas de Tarô e Sorte do Dia (as três últimas mantêm aplicativos de mesmo nome da companhia). Veja os dados da Metricsmonk:
A nosso pedido, a Metricsmonk também listou os aplicativos mais populares entre os usuários brasileiros do Facebook –tendo, ou não, sido criado por brasileiros. Veja a lista:
Como podemos ver em relação à lista que divulgamos no mês passado (acesse aqui), as primeiras quatro posições seguem intactas desde o começo do ano, com Posso adicionar teu aniversário, Microsoft, Scribd e Terra no topo. Mas os quatro estão em trajetória de queda, segundo os dados da consultoria de dados.
Aproveitamos a divulgação dos dados dos aplicativos de Facebook para saber como anda a popularidade dos apps nas lojas brasileiras da Apple e no Google Play –importante deixar claro que esses dados consideram aplicativos feitos em todo o mundo e é uma medição do instante em que fizemos a apuração, ou seja, não é algo alinhado com o movimento do mês ou da semana.
Na Apple Store, os jogos dominam o ranking dos apps pagos e dos rentáveis, além de ter uma boa fatia da lista de aplicativos grátis mais populares. As ferramentas de utilidade e navegação também tiveram destaque. Veja (os dados foram coletados na Apple App Store para iPads):
Já no Google Play, a diversidade entre os top apps é maior, com a presença do próprio Facebook, do WhatsApp, do Skype e do Teclado SwiftKey. Veja as listas (captadas no acesso ao Google Play feito pelo navegador):
A metricsmonk, startup alemã lançada em fevereiro de 2013, faz uma análise dos dados da plataforma do Facebook e agrega dados relevantes de diversas fontes, para traduzi-los em métricas mais fáceis de entender. A empresa presta serviços para desenvolvedores e analistas do mercado. O serviço, conhecido anteriormente como AppStats, foi relançado este mês, com novas funções.