Sempre que um investidor está analisando a entrada como sócio em uma startup, surge a discussão sobre o valor da empresa e de que forma foi calculado esse valor. No passado, quanto tivemos a bolha da internet e muitas empresas foram avaliadas baseadas em projeções futuras que se provaram ineficazes, muitos investidores ficaram assustados com os valuations baseados apenas em projeções de planilha de excel sem experiência anterior.
No caso de uma startup, é muito difícil analisar, pois a empresa está de fato começando e teria de usar projeções de algo que não existe ainda, diferente de uma empresa já consolidada que se utiliza de outras premissas históricas. Pode-se também usar de projeções numa análise de uma empresa com histórico mas o peso maior é sempre no que de fato aconteceu e menos no que irá acontecer.
Em uma startup, tão importante ou mais importante que as projeções, são as características do negócio como um todo, o potencial em si, o setor e sem dúvida nenhuma a capacidade do empreendedor. Algumas vezes, a experiência positiva do empreendedor em outras empresas, pode ser um fator importante e pode trazer muito “valor” ao negócio.
O mais importante porem numa avaliação do valor de uma startup é o feeling do investidor. O feeling, ou a capacidade de enxergar que aquele determinado negócio tem potencial e vale o que esta sendo discutido, é muito importante e é difícil de ser mensurado.
A capacidade de ter ou de desenvolver esse feeling não é fácil der ser encontrada e muitas vezes acontece em uma negociação onde existe uma pessoa com essa capacidade mas do outro lado existe um empreendedor que não consegue justificar o valor da sua empresa e deixa de seguir com o projeto por falta de investidor – e por achar que sua empresa vale mais do que efetivamente vale.
A definição do valor correto da startup é um dos pontos mais críticos na hora de acertar a venda da participação a um investidor. Existem muitas casos onde tudo é um “mar de rosas” até o momento da avaliação da empresa e, aí, vários negócios deixam der ser fechados.
Foto: Kotomi_/Flickr (CC)