Já que o mobile é o novo sexy, nada melhor que uma plataforma que traga o conceito de crowdsourcing para ajudar nos negócios, correto? É a proposta do pessoal do PiniOn, cujo conceito, com ares de gamificação, une consumidores e marcas. A plataforma, que opera desde fevereiro, já conta com mais de 20 mil usuários.
Existem missões de empresas no app de smartphones a fim de coletar informações atualizadas, além de captar a opinião espontânea dos usuários sobre várias questões, como valores de uma marca, ou pontuais, como variação de preços, localização dos produtos nas prateleiras, condições de embalagens e promoções. O app consegue, assim, mapear hábitos e preferências de consumo. Já foram mais de 70 mil missões aprovadas.
Eles receberam um investimento de R$ 1,2 milhão em maio, conforme noticiamos aqui. Agora, o pessoal do PiniOn nos conta mais novidades. Confira.
Em que consiste o serviço que vocês oferecem?
O PiniOn é uma plataforma crowdsourcing mobile para coleta de dados. De modo geral, nossos serviços são mais utilizados em pesquisas, monitoramentos e entendimento de hábitos do consumidor.
Qual é o público-alvo da startup?
Atualmente, nós estamos bastante focados no crescimento e qualificação da nossa rede de Opiners (como chamamos os usuários cadastrados na plataforma), e do outro lado, também no aumento de nossa base de clientes, marcas que queiram coletar informações relevantes a sua estratégia.
Quem são os investidores anjo? Qual o valor investido por cada?
Nós recebemos investimentos de um fundo de venture capital, a Joá, e de três investidores-anjo, entre eles o empreendedor Marcelo Loureiro, CEO da startup Spinlister. O montante investido por eles foi de R$ 1,2 milhão.
Quem são os fundadores da startup e quais as respectivas funções?
Eduardo Grinberg e Andre Alfaya (gestão da operação), Ygor Lemos (CTO), João Paulo Farias (marketing e rede), Theo Hamaoui (comercial).
A startup está em funcionamento? Há quantas pessoas dedicadas integralmente?
A startup está em pleno funcionamento e crescendo bastante. Já temos mais de 15 clientes e mais de 100 mil respostas aprovadas. Atualmente, a empresa conta com 9 pessoas trabalhando integralmente na empresa e temos algumas vagas abertas.
Qual a praticidade da ferramenta?
Podemos publicar diversas missões ao mesmo tempo e filtrar os Opiners por diversos critérios de segmentação. Eliminamos a necessidade de um intermediário entre as marcas/institutos e os respondentes das missões (como chamamos as tarefas disponibilizadas no app).
Qual a vantagem para que as pessoas comprem com vocês e não com outras plataformas?
Nós oferecemos um modelo inovador de crowdsourcing que permite a coleta de dados de forma ágil, segmentada e geolocalizada. O PiniOn permite o tráfego de informação de maneira espontânea, dinâmica e estratégica.
Os serviços são fornecidos em qual cidade? A empresa é sediada onde?
Na prática, podemos oferecer o serviço em qualquer lugar do mundo, utilizando o sistema de posicionamento global (GPS). Já fizemos missões em diversas regiões do Brasil e uma em Nova York. A sede da empresa está localizada em São Paulo.