O Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI) acaba de divulgar o regulamento para que startups de todo o mundo possam concorrer a uma bolsa de R$ 200 mil mais um processo de aceleração de uma das nove aceleradoras habilitadas no Start-Up Brasil.
Os editais têm por objetivo apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I )de empresas emergentes de software, de serviços de tecnologias da inovação ou empresas que se proponham a utilizar software ou serviços de TI como elementos de seu esforço de inovação, com até três anos de constituição
O prazo para submissão de propostas vai até 31 e maio.
Uma parcela mínima de 30% (trinta por cento) dos recursos será, necessariamente, destinada a projetos coordenados por proponentes vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional – FNDCT.
Veja abaixo o documento na íntegra.
Alguns requisitos
O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:
- a) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta.
- b) ser obrigatoriamente o coordenador do projeto;
- c) ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Vínculo formal é entendido como toda e qualquer forma de vinculação existente entre o proponente, pessoa física, e a instituição de execução do projeto. Na inexistência de vínculo empregatício ou funcional, o vínculo estará caracterizado por meio de documento oficial que comprove haver concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto para o desenvolvimento da atividade de pesquisa, e desenvolvimento e inovação, documento esse expedido por autoridade competente da instituição. Esse documento deve ficar em poder do proponente, não sendo necessária a remessa ao CNPq.
O projeto deve estar claramente caracterizado como de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
As propostas deverão ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Exige-se, sob pena de desclassificação da proposta, que este projeto apresente as seguintes informações, de forma a permitir sua adequada análise por parte dos Comitês Julgadores:
a) Identificação da proposta;
b) Descrição da solução de produto ou serviço a ser desenvolvido;
c) Qualificação da equipe executora, bem como a dedicação de tempo que cada membro terá junto ao projeto.
d) Modelo de negócios com os seguintes itens:
- Segmentos de clientes;
- Proposta de valor, ou seja, contribuição do produto para o mercado;
- Canais de entrega, ou seja, forma pela qual o produto ou serviço será consumido e/ou utilizado;
- Relacionamento com o cliente, ou seja, formas de relacionamento com clientes da solução apresentada;
- Atividades chave;
- Recursos chave, seja financeiros, humanos. Materiais, etc;
- Parceiros chave;
- Principais custos;
- Fontes de receita.
e) Descrição do estágio de desenvolvimento atual do projeto (fase de conceito, protótipo, produto em escala comercial, etc).
f) A proposta deverá indicar com qual ou quais aceleradoras, dentre as habilitadas no Edital MCTI/SEPIN/Start-up Brasil no 01/2012, o proponente tem interesse em se associar, informando a ordem de preferência entre elas.
Critérios de análise e julgamento
Solução:
- Grau de inovação
- Consistência técnica da solução
- Fase de evolução doproduto / serviço
- Efetividade / eficácia na resolução do problema proposto.
- Currículo acadêmico e profissional dos empreendedores
- Complementariedade de competências na composição do time
- Dedicação de tempo comprometida pelos empreendedores para a startup
- Conhecimento / experiência em gestão de negócios
- Conhecimento / experiência em tecnologia e aspectos tecnológicos da solução.
- Conhecimento / experiência no mercado ou segmento de atuação.
- Escalabilidade: capacidade da solução ser repetível e escalável
- Clareza da proposta de valor do produto / serviço, bem como seus segmentos de clientes-alvo
- Clareza dos canais de comercialização e distribuição do produto ou serviço
- Tamanho, relevância, atratividade comercial e barreiras de entrada (incluídas as regulatórias, concorrência, etc.) do mercado-alvo
- Fatores competitivos de diferenciação frente a outros soluções.
- Motivação em empreender
- Potencial de impacto econômico, social e ambiental.
- Alinhamento com os ecossistemas digitais do programa TI Maior .