O braço digital do mercado de delivery já traz uma série de players de peso, incluindo RestauranteWeb, iFood e Jánamesa. Por isso, achei interessante divulgar uma pesquisa feita pelo Jánamesa, que tenta traçar um retrato do mercado de delivery online na cidade de São Paulo –o estudo envolveu 1,2 estabelecimentos na capital paulista.
Entre os tipos mais de comida prediletos nos pedidos online dos paulistanos, não há surpresa: A pizza aparece na liderança, seguida por culinária brasileira, lanches, comida japonesa e árabe. O levantamento também mostrou que, entre as pizzas, a Marguerita tem a preferência dos entrevistados.
A pesquisa também falou das regiões da cidade que mais usam o delivery online. Em primeiro lugar, ficaram os bairros de Cerqueira César e Jardins, seguidos pela região composta por Itaim, Vila Olímpia, Moema, Brooklin e Vila Nova Conceição. Na terceira posição, vem a Bela Vista, seguida por Pinheiros e Vila Madalena, ambas ocupando a quarta colocação.
“Essa pesquisa nos traz um ponto muito interessante. A partir do levantamento de dados da Prefeitura de São Paulo de 2010, das cinco primeiras áreas do ranking de pedidos por bairros, quatro são compostas, na maioria, por domicílios com rendimento médio mensal acima de 10 salários mínimos, que era de R$ 510,00 na época”, diz Bruno Mengatti, CEO do Jánamesa, segundo comunicado divulgado.
Outro dado interessante do estudo é o ticket médio dos pedidos feitos, que gira em torno de R$ 50. Quanto ao perfil dos consumidores, a divisão entre homens e mulheres está quase de igual pra igual –51% são homens e 49%, mulheres.
Foto: Jasmine