Quem já tentou abrir empresa no Brasil sabe o desgaste que esse processo consegue causar no empreendedor, que deveria mesmo é estar focando sua energia no produto central da empresa. Mais uma vez (falei disso recentemente), essa burocracia típica do nosso país gerou uma oportunidade de negócio. Trata-se da Oficialize, acelerada pela 21 212, que agiliza o processo de abertura e a obtenção do desejado CNPJ.
“O processo de abertura de empresa no Brasil é realmente muito demorado. Uma pessoa pode demorar 120 dias para abrir uma empresa por aqui”, explica Luiz Rodrigues, que fundou a startup ao lado do sócio Benjamin Hoffman e com quem conversei na semana passada. Segundo ele, em 2012, foram abertas mais de 1 milhão de empresas no país, sendo que 98% delas eram pequenas e médias. A ideia é facilitar esse processo, mesmo que não se cobre de todos os usuários –só paga quem abre uma empresa limitada ou sociedade anônima.
“A gente criou um formulário online que facilita isso e o empreendedor não perde mais tempo indo em Junta Comercial. A gente acompanha o preenchimento do formulário e já toma as providências, com o nosso time jurídico. Temos uma rede de parceiros –despachantes e contadores— que faz um trabalho conosco”, conta o sócio. A plataforma da Oficialize está no ar há cerca de um mês e eles estão tocando o projeto há três meses.
“Queremos que o empreendedor fique concentrado no negócio dele e nós cuidamos da burocracia. Ele entra no site, preenche o formulário e a nossa equipe já cria os documentos societários e envia pronto, já com o CNPJ. Se for necessário, ele também recebe o contrato social”, afirma o cofundador.
A estratégia da empresa, de cobrar somente em alguns casos, visa criar uma rede de confiança com os empresários. “Abrimos o micro empreendedor individual de maneira gratuita e depois vamos ajudar esse cara a virar uma limitada, já tendo a confiança dele”, conta o sócio. Aqui, é importante destacar que abrir um MEI (micro empreendedor individual) já é um processo online, rápido e gratuito, mesmo fora da Oficialize.
Quem decide crescer com o negócio e usa a plataforma para abrir uma empresa maior tem a vantagem de poder parcelar os honorários da abertura da empresa (R$ 2.500, para abrir uma limitada), mas os impostos têm que ser pagos a vista. Para o futuro, a startup faz planos se passar no programa Startup Brasil. “Temos algumas ideias, como integrar o nosso sistema com o da Receita Federal”, conta Luiz.
Foto: Zachary Korb/Flickr