As disputadas agendas dos profissionais de beleza estão precisando passar por uma transformação, ao menos de acordo com duas novas startups do mercado, a TenhoReserva e a HairBooking. A diferença entre esse mercado e o de restaurantes e médicos é que existe vários tipos de profissional, que realizam vários tipos de serviço em também variáveis quantidades de tempo.
A solução do TenhoReserva para isso foi criar um sistema fixo para os salões que permite que as clientes façam suas reservas pela internet, determinando profissional e serviço requisitados. Por enquanto, o sistema está funcionando em fase de testes em cinco instituições de beleza no Rio de Janeiro.
Já o piloto do HairBooking está em funcionamento no Paraná e permite que profissionais de beleza se cadastrem, colocando fotos, serviços prestados e valor. Em seguida, esse catálogo fica disponível para clientes que querem agendar horários em clínicas de estética e salões de beleza.
TenhoReserva
“Comecei a desenvolver esse projeto há quatro anos e eu não entendia nada de beleza. Passei um ano indo em todos os salões aqui perto de casa e um desses donos de salão acabou se tornando sócio da empresa”, explica Fillipe Lustman, sócio fundador da empresa.
O projeto piloto já está no ar e eles decidiram testar um sistema de cobrança que cobra um plano de aluguel do sistema mais uma porcentagem do serviço feito após reserva online. “Assim, o salão consegue saber melhor os hábitos de seus clientes e ajustar os profissionais para quando tem mais movimento.”
Fillipe afirma que os sócios já investiram R$ 140 mil na ideia. A startup tem sede no Rio de Janeiro, mas mantém uma equipe de programação em Ubatuba.
HairBooking
Além do sistema de agendamento, a empresa criou um programa de avaliação dos serviços prestados, onde os melhores avaliados conseguem ficar no topo da lista disponível para as clientes. “Também criamos um serviço de SMS que envia uma mensagem para o salão e para o cliente antes do compromisso”, explica Marcos Vinicius Granzotto, um dos cofundadores.
O HairBooking também permite que o salão de beleza bloqueie o cliente que não aparece nos agendamentos que faz e gere um pequeno relatório de caixa dos serviços e valores agendados por mio da plataforma. Também é possível bloquear parte da agenda, caso algum profissional falte.
Segundo Marcos, os planos são cobrados de acordo com o tamanho da empresa atendida.
Foto: ashley rose,