O brasileiro ainda vai de ônibus. A Netviagem, que mantém um serviço online de venda de passagens de ônibus, anuncia que vendeu 1 milhão de passagens no ano de 2012, valor que representaria um aumento de 88% em relação ao ano anterior –todos os dados divulgados são da própria empresa, que pertence ao grupo G&M Soluções.
O negócio do online parece também estar impactando nos negócios das empresas de ônibus, antes um pouco avessas ao mundo digital. “Para se ter uma ideia, a venda de passagens online aumentou em 67% o volume de negócios das empresas de ônibus. Dos mais de R$41 bilhões em vendas em 2011, a evolução financeira foi para mais de R$68 milhões em 2012”, diz comunicado divulgado pela Netviagem.
A startup também afirma que teve um aumento de 238% nas visitas a seu site, com crescimento de 59% no número de cadastros de quem entrou no endereço.
A companhia diz ter como diferenciais algumas comodidades que oferece a seus passageiros, como a criação de um terminal de autoatendimento para a impressão de bilhetes. Geralmente, quem compra passagem de ônibus pela internet precisa ficar nas filas dos guichês para retirar as passagens e o terminal tem a intenção de evitar essa fila extra.
Outra novidade para facilitar a vida do comprador está na versão móvel do serviço, diz a Netviagem. Para fazer essa expansão para o smartphone, a startup ganhou o apoio do Sebraetec, após participar de um concurso.
Assim como seus concorrentes do Brasil By Bus, a Netviagem está de olho nos dólares e euros que virão dos estrangeiros para o Brasil durante a Copa e a Olimpíada. Para isso, o portal permite a compra com cartão internacional.