Escolas, planos de saúde, administradores de condomínios, editoras de jornais, empresas provedoras de software… Esse grupo tão diverso de empresas tem ao menos uma coisa em comum: eles são o foco de um novo serviço, o Smartbill. Trata-se de uma ferramenta especializada em gestão de assinaturas e contratos de serviço, com o faturamento e cobrança recorrentes. Traduzindo: O sistema gerencia aquela assinatura que cai todo mês na sua conta.
O Smartbill anunciou hoje o início de suas operações, com escritórios em São Paulo e Ribeirão Preto e investimento da Usina (Arpex Capital). Mauricio Kigiela, criador do serviço de segurança Site Blindado, é o criador e principal executivo da companhia.
“A economia de recorrência é totalmente carente de soluções que automatizem e controlem as cobranças e o faturamento. Desenvolvemos uma ferramenta única, que resolve um problema crítico das empresas que possuem milhares de cobranças mensais, sempre para os mesmos clientes. Além disso, é uma solução que permite aos departamentos comerciais flexibilidade na formação do modelo de preço e vendas”, afirma Mauricio, segundo comunicado divulgado.
O software criado se propõe a atuar nas diversas etapas do processo da cobrança recorrente, incluindo gerenciamento dos contratos, controle de créditos, faturamento, cobrança e contabilização de todo o movimento.
De início, o foco do SmartBill está nas grandes e médias empresas. A companhia afirma que, no segundo semestre de 2013, pretende oferecer um produto mais focado em empresas menores.
Foto: kenteegardin/Flickr (acesse o original)