Falamos todos os dias de startups que buscam melhorar a vida das pessoas. Hoje, vamos falar de uma focada no momento da morte. A Coroas para Velório é um e-commerce focado na venda do produto que dá nome à empresa, com prazo de entrega de até duas horas em todo o Brasil.

Para atender a essa demanda de flores a tempo, a companhia mantém uma rede de mais de 250 floriculturas em todo o país. “Toda ordem de venda recebe um tratamento individualizado para garantir pontualidade e a ausência de erros na faixa da coroa”, explica Eduardo Gouveia, que fundou a empresa em 2010 e com quem conversei por telefone. “Rastreamos repetidamente as encomendas até a sua entrega. Quem nos procura encontra-se muitas vezes fragilizado emocionalmente; nossos serviços precisam ser eficientes para trazer conforto.”

Eduardo me contou que a ideia surgiu quando o avô dele faleceu e ele não conseguiu fazer uma homenagem final, porque não conseguiu floriculturas que fizessem entregas na cidade em que aconteceria o velório. “Foi uma oportunidade. Depois do velório, pensei nessa ideia e acabei estudando esse mercado e vendo que estava distante dos grandes players do mercado. As grandes empresas exploram a venda de flores para felicitações, então pensei em me focar na parte fúnebre”, conta.

Segundo ele, ainda existe muita resistência à compra pela internet, mas isso está passando e essa pode ser a única opção de quem mora fora do país e quer enviar uma homenagem. Atualmente, a empresa fica em São Paulo e tem 14 funcionários. A ideia funcionou com investimento próprio dos sócios até setembro de 2012, quando eles receberam um aporte de um anjo.

Foto: Fotos GOVBA/Velório do professor e historiador Ubiratan Castro