Conversei recentemente com o investidor anjo André Chaves e ele me contou por que colocou R$ 1 milhão na Learncafe, uma plataforma de cursos online lançada em 2010 pelo empreendedor José de Menezes.

“Eu entrei como sócio investidor em março e vamos usar isso no aprimoramento da plataforma, além de manter a estrutura que temos”, explicou André. Por meio do Learncafe, as pessoas podem comprar e realizar cursos online, obtendo, inclusive, um certificado de conclusão.

José iniciou o desenvolvimento da plataforma em 2008, mas só ao final de 2010 ela foi lançada ao público e ele passou a se dedicar em tempo integral. “A ideia começou a dar resultados mesmo em 2012 e tivemos uma ‘explodida’ em número de acessos e faturamento em 2013”, conta André. Com o aporte, foi criada uma sede para a empresa em Belo Horizonte, com desenvolvedores, suporte e os serviços burocráticos como o RH e o jurídico.

O negócio da Learncafe se baseia na criação de cursos online, com a cobrança de uma porcentagem do que é vendido por ali. O professor divide esse dinheiro com a startup.