Há duas semanas, iniciei a minha participação no Graduate Studies Program (GSP) 2013 da Singularity University. É uma experiência interessante e procurarei compartilhar aqui ideias, informações e curiosidades sobre o programa, os participantes, tecnologia e negócios.
A Singularity é um novo tipo de universidade:
- não concede nenhum título acadêmico,
- o currículo muda em tempo real,
- é voltada para a solução de grandes desafios globais (saúde, educação, energia, meio ambiente, água, segurança, alimentos e pobreza) a partir do empreendedorismo e da inovação,
- trabalha com tecnologias exponenciais,
- tem uma parte grande das atividades conduzidas pelos próprios estudantes,
- aprende-se muito conversando e fazendo,
- o principal curso lembra muito um grande processo de ‘aceleração’ – dos problemas às soluções, e tudo é muito ‘acelerado’ e multidisciplinar.
A Singularity está situada em um campus da NASA no coração Vale do Silício, o NASA Ames Research Center. Foi criada em 2007 por empreendedores de tecnologia como Peter Diamandis, Ray Kurzweil, Robert Richards, Reese Jones e outros, contando com o apoio de Larry Page e tendo como fundadores corporativos empresas como Google, Nokia, Autodesk, Cisco, Kauffman Foundation, Genentech e ePlanet Capital. Turma interessante essa, não?
A SU foi criada com o propósito de reunir e educar/treinar empreendedores na utilização de tecnologias exponenciais e enfrentar os grandes desafios da humanidade – veja alista anterior. Em 2009 foi realizada a primeira edição do Graduate Studies Program (GSP), o principal programa da SU. O programa é uma experiência super intensiva que combina tecnologia com empreendedorismo.
Gosta de tecnologia? Então você estará em casa com caras como Dan Barry – astronauta, cientista e empreendedor; Ralph Merkle – ganhador do Feynman Prize, cientista e empreendedor; Brad Templeton – um dos criadores da Usenet, fundador da primeira empresa de conteúdo para a internet, diretor da Electronic Frontier Foundation e consultor da Google para o projeto Google Car, dentre muitas outras coisas.
Você é alguém interessado em empreendedorismo? Então possivelmente já ouviu falar de Vivek Wadha e de Eric Ries, o autor do livro “Lean Startup”. Eles são, respectivamente, o Vice-presidente de Inovação e Pesquisa e o Co-chair da trilha de empreendedorismo da SU.
Gosta de tecnologia e empreendedorismo?
O Programa tem a duração de 10 semanas. As primeiras cinco incluem várias palestras, atividades em grupo, estudos de caso, visita, seminários, debates etc. As cinco semanas finais são dedicadas aos projetos. Os times trabalharão para desenvolver empreendimentos (pode ser uma empresa, uma ONG etc.) que sejam capazes de, em dez anos, impactar um bilhão de pessoas! A ideia é utilizar ‘tecnologias exponenciais’ nesses empreendimentos.
Quer saber mais sobre a Singularity? Acompanhe aqui! Você também pode ler a matéria que saiu na Wired do Reinou Unido.
Comentários ou opiniões expressados neste site são de responsabilidade do autor. As visões não necessariamente representam as da Singularity University, seus gestores ou colaboradores. A Singularity University não é responsável pela confiabilidade do conteúdo expressado pelo autor.
Singularity University, 10^9+, Ten to the Ninth Plus, marcas relacionadas e logomarca são de propriedade da Singularity University e são registrados e/ou usados nos Estados Unidos e em outros países.