Quem mora em São Paulo sabe que a cidade vive um momento de turbulência em relação ao preço do transporte público e não é preciso morar na capital paulista para saber que ainda tem muita coisa para melhorar no país. O que pode melhorar? É essa a pergunta que a Protestaí faz aos seus usuários. Por meio do serviço, é possível reclamar de empresas e órgãos públicos pelo computador ou pelo smartphone. Foi lançado um app para iOS e um para Android.

Criada por Flávio Henrique de Freitas sem investimento externo, a empresa tem a intenção de colocar em evidência problemas com “tudo mesmo”. “Desde política, passando por estabelecimentos comerciais e até a trama da novela”, contou o fundador. “Os usuários postam protestos pequenos, convidam os envolvidos pelos problemas para a discussão, comentam e compartilham tudo o que estiver sendo discutido”, diz ele.

Segundo o fundador, todas as funcionalidades do site são gratuitas, tanto para os usuários quanto para as empresas e organizações. Ele diz que, num momento futuro, haverá cobrança de funções extras para as empresas.

Achei legal falar sobre a Protestaí depois de a Colab, rede social de cidadania, ter ficado em evidência com o prêmio AppMyCity e o título de “melhor app urbano do mundo”. Também do setor das “reclamações”, a Colab tem um cunho mais cidadão, ao tentar conectar os moradores e a prefeitura de suas cidades e resolver os problemas locais.

Foto: Michael