Os ingressos para o WWDC, a conferência de desenvolvedores da Apple, foram esgotados em pouco mais de um minuto, então ninguém aqui vai te julgar por não ter ido. Muito pelo contrário, passei pelos 118 minutos de apresentação e coloco aqui o que mais interessa para quem é desenvolvedor da plataforma Apple (se quiser ver na íntegra, o vídeo está disponível aqui). Vamos lá?

Dados da Apple

– São 6 milhões de desenvolvedores registrados para a plataforma – 1,5 milhão foi adicionado só no último ano

– Tim Cook avisa: As sessões do WWDC serão disponibilizadas online. Confira aqui se alguma te interessa.

– Já são 900 mil apps na Apple Store, sendo que 93% deles são baixados todos os meses. Específicos para o iPad, são 375 mil. São 575 milhões de contas da loja

– A Apple diz que já pagou US$ 10 bilhões aos desenvolvedores. Metade, só no último ano. “É três vezes mais que todas as outras plataformas, combinadas”, diz Tim Cook

Mac OS  (Mavericks – leia mais aqui)

– Tags no Mac: Você pode colocar tags nos arquivos e isso aparece no Finder depois.

mavericks

– As otimizações instaladas no sistema conseguem reduzir o uso da CPU em até 72%. O App Nap, por exemplo, direciona a energia para o aplicativo que está realmente precisando.

– Safari: Tem uma nova side bar e uma nova tela de “top sites” do usuário.

safari

– iCloud Keychain: Cria e armazena senhas fortes e complexas para acessar sites, redes de Wi-Fi e cartões de crédito. Elas ficam atualizadas em todos os arquivos associados à conta do iCloud.

– Notificações: As notificações do iOS chegam ao Mac OS e o usuário pode vê-las quando abre a máquina, antes de inserir sua senha (veja um guia para desenvolvedores).

– Mapas: A Apple está querendo mostrar serviço quando o assunto é o seu criticado sistema de mapas. Agora, eles abriram um kit para desenvolvedores usarem a tecnologia de mapas em seus apps (acesse o kit para desenvolvedores aqui).

mapas

– iBoos chegaram ao Mac. A livraria completa dos aparelhos iOS agora também está disponível nos notebooks e desktops.

– Quem é desenvolvedor já pode baixar a prévia do novo sistema. Veja aqui.

MacBook Air

– A Apple lançou uma nova linha de notebooks, com destaque para baterias que “duram o dia todo”, segundo a fabricante. Eles são baseados na nova geração de processadores da Intel.

macbookair

– Novos preços e já estão disponíveis nos Estados Unidos. Leia mais aqui

Mac Pro

– A Apple deu um gostinho do que será o seu novo desktop, que chega até o final do ano. Leia mais aqui

macpro

iOS 7 (leia mais aqui)

– A maior mudança pela qual o iOS já passou. Os desenvolvedores já podem baixar a versão beta do sistema e acessar os guias da Apple aqui.

ios7