O XII SBGames 2013, o simpósio brasileiro de games e entretenimento digital, abriu uma chamada para artigos científicos –dos tipos “short paper” e “full paper”– sobre o assuntos para serem apresentados no setor “Trilha de Indústria” do evento. O simpósio acontece entre os dias 16 e 18 de outubro e o resumo dos artigos devem ser enviados até 24 de junho.

Segundo a organização, a “Trilha da Indústria” possui uma parceria com a Revista de Administração de Empresas (RAE, publicada pela FGV-EAESP), na qual os melhores artigos completos (os “Full Papers”) do evento serão avaliados para participar de um fórum especial sobre a Indústria de Jogos Digitais. Além de artigos, a “Trilha” está aberta para propostas de palestras e mesas redondas.

Os artigos a serem enviados deverão ser relacionados a jogos e simulações digitais nas áreas de “Administração da Informação, Administração Pública, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing”.

É assim que a organização diferencia os “full papers” dos “short papers”:

“Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro páginas.”

Compartilho com vocês a chamada completa e os contatos para submeter trabalhos:

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O XII SBGAMES 2013 – TRILHA DE INDÚSTRIA

(Joint Conference com ICEC 2013)

#Estado da Arte, Desafios e Perspectivas da Pesquisa sobre a Indústria de Jogos Digitais

São Paulo, 16-18 de Outubro de 2013

=====================================================================

Convidamos você a apresentar o seu trabalho na Trilha de Indústria do SBgames 2013.

#Sobre a Trilha de Indústria

A trilha de indústria receberá artigos acadêmicos relacionados a jogos e simulações digitais nas áreas de Administração da Informação, Administração Pública, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing.

A trilha possui uma parceria com a Revista de Administração de Empresas (RAE, publicada pela FGV-EAESP), na qual os melhores artigos completos (Full Papers) da trilha serão avaliados para participar de um fórum especial sobre a Indústria de Jogos Digitais. A RAE é a primeira revista científica brasileira na área de administração, está classificada como A2 no Qualis/Capes de Março/2012 da área de administração, e tem o seu Fator de Impacto de 0.213 no JCR-2011, o mais alto entre todas as revistas brasileiras da área de Administração.

Além dos artigos, a trilha está aberta a propostas de palestras e mesas redondas de profissionais e especialistas da área com temas específicos.

ATENÇÃO: O SBGames é composto por quatro trilhas. Se você tem alguma dúvida sobre qual trilha deve apresentar o seu trabalho, escreva para os chairs da trilha, e eles esclarecerão as suas dúvidas.

#Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers.

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, excetuando-se as referências e os anexos. Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro páginas.

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou está sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada; e os autores não poderão submeter novamente trabalhos por cinco anos.

Ressaltamos também que os critérios de avaliação são de caráter científico, e além da originalidade, são avaliados a utilização adequada de metodologia e bibliografia científica, entre outros. Por isso sugerimos aos autores, especialmente os iniciantes, que procurem escrever seu artigo junto a pessoas com experiência, como professores, mestres e doutores.

#Datas importantes

– Prazo submissão do abstract: 24 de Junho de 2013

– Prazo para submissão do artigo completo: 1º de Julho de 2013

– Divulgação dos trabalhos aprovados: 19 de Agosto de 2013

– Entrega da versão final dos trabalhos: 2 de Setembro de 2013

#Publicação

Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do SBGames 2013 e deverão ser apresentados no simpósio por, pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento.

Para tanto o autor deverá concordar com o Termo de Copyright. Por favor, leia o Termo antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos. O mesmo será divulgado com antecedência.

#Apresentação dos trabalhos

Os Full Papers aceitos serão apresentados em mesas de debate temáticas, com outros autores e mediador. A duração da apresentação e do debate serão divulgadas com antecedência, e devem ser rigorosamente respeitadas.

Os Short Papers, embora sejam publicados na integra, serão apresentados resumidamente em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem, template, serão divulgados com antecedência.

#Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente, unicamente, através do sistema JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega).

Neste sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos, etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review são automaticamente rejeitados.

#Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres

As instruções detalhadas de formatação, incluindo template, serão disponibilizadas em breve. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA]. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

#Temas de interesse da trilha de indústria

A lista de temas de interesse da trilha de indústria inclui, mas não se limita a:

– Advergames e In-game Advertising

– Aspectos Financeiros na indústria de Games

– Aspectos Regulatórios da indústria de Games

– Co-evolução de Hardware e software na indústria de Games

– Competências e Capacidades na indústria de Games

– Desenvolvimento de novos produtos na indústria de Games

– Economia da indústria de Games

– Efeitos de Rede na indústria de Games

– Empreendedorismo e Inovação na indústria de Games

– Estratégia Organizacional na indústria de Games

– Estudos Críticos da indústria de Games

– Formação dos profissionais para a indústria de Games

– Games e Indústrias Criativas

– Games e Indústrias Digitais

– Gestão da Criatividade na indústria de Games

– Gestão de Operações e de Projetos na indústria de Games

– Gestão de Talentos na indústria de Games

– Governança na indústria de Games

– Inovação na indústria de Games

– Internacionalização de Empresas na indústria de Games

– Localização de games

– Mercado de jogos educacionais, serious games e outras simulações de uso profissional, empresarial, militar e público

– Metodologia de Pesquisa e desafios da pesquisa na indústria de Games

– Métricas na indústria de Games

– Mídia da indústria de Games

– Modelos de Negócio na indústria de Games

– Políticas Públicas na indústria de Games

– Propriedade Intelectual na indústria de Games

– Publicidade e propaganda na indústria de Games

– Redes Organizacionais na indústria de Games

– Segmentação e Tipologias na indústria e nos mercados de Games

– Tributação na indústria de Games

– Venture Capital na indústria de Games

#Omissões

Casos não previstos nesta chamada serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora.

#Chairs da Trilha de Indústria

Luiz Ojima Sakuda (Poli-USP) – luizsakuda(at)gmail.com

Marsal Avila Alves Branco (Feevale) – marsal(at)feevale.br

#Coordenação Geral

General Chair: Pollyana Notargiacomo Mustaro (UPM) – pollyana.mustaro(at)mackenzie.br

General Co-Chair: Ricardo Nakamura (POLI-USP) – ricardo.nakamura(at)poli.usp.br