A Abril Educação, parte do Grupo Abril, anunciou a compra total do Grupo Ometz, dono de diversas redes de ensino do Brasil, incluindo a Wise Up e as marcas Lexical, You Move, You Move Teens, Put2gether e Wise Up Teens. Em comunicado, o grupo afirma o valor da transação foi de R$ 877 milhões.

É bom lembrar que, em agosto de 2012, o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou que a compra da Wise Up pela Abril estava prestes a ser concluída. Na ocasião, o grupo Abril negou a informação. “Não existe na presente data qualquer documento ou proposta vinculante, acordo ou compromisso firmado seja com o Grupo Wise Up, seja com qualquer outro alvo potencial”, afirmou Fábio Carvalho, da Abril, em comunicado divulgado ao mercado na época. (Veja nota divulgada pelo ‘Valor’ na época)

A compra está “está alinhada com os objetivos estratégicos da Companhia de oferecer para instituições de ensino no país conteúdos, serviços e produtos que possibilitem aos alunos uma excelente formação e melhores condições de empregabilidade”, diz comunicado divulgado pela Abril.

A aquisição faz parte de um plano de diversificação de receita da Abril Educação e “ampliação do portfólio de ensino de Inglês iniciado pela aquisição do Livemocha em 2011 e da Red Balloon, em 2012”.

“Com a aquisição da Wise up, a Abril Educação passará a ter um portfolio de empresas focadas no ensino de Inglês robusto, com marcas e produtos de altíssima qualidade, atendendo a públicos distintos e com amplas oportunidades de crescimento”, disse Manoel Amorim, presidente da Abril Educação, ainda de acordo com o comunicado divulgado. A Wise Up foi criada em 1995 e, atualmente, tem 76 mil alunos.

Não há previsão de mudanças administrativas ou de gestão de operação no Grupo Ometz, diz a Abril. “Flávio Augusto da Silva, fundador do Grupo Ometz, continuará à frente do negócio e, junto com sua esposa Luciana Diniz da Silva, torna-se o terceiro maior acionista da Abril Educação”, diz a companhia.