Gigantes vão unir expertise em meios de pagamento e em tecnologia: anunciaram parceria durante o Congresso Mundial de Mobilidade, que aconteceu em Barcelona esta semana.

A Visa Inc. (NYSE:V) e a Intel Corporation anunciaram um acordo estratégico para o desenvolvimento de soluções de comércio móvel, sob medida para os consumidores dos países desenvolvidos e emergentes. Durante uma coletiva realizada no Congresso Mundial de Mobilidade em Barcelona, as empresas delinearam planos para colaborar e garantir que os consumidores desfrutem de uma experiência consistente, perfeita e segura nos smartphones e tablets baseados no Intel® Atom™.

 

“O acordo entre Visa e Intel abre caminho para que instituições financeiras de todo o mundo ofereçam a seus clientes serviços financeiros e de pagamentos móveis, utilizando dispositivos e tecnologias inovadores, projetadas pela Intel”, declarou John Partridge, Presidente da Visa Inc. durante a coletiva. “Esse é outro exemplo de como a Visa está tornando os pagamentos móveis amplamente disponíveis, por meio de dispositivos e sistemas operacionais, e está assegurando que os aplicativos para o comércio móvel estejam alinhados com as tecnologias existentes e padrões de segurança estabelecidos pela indústria global de pagamentos”.

A fase inicial do acordo entre Visa e Intel inclui:

  • A Visa certificou o Dispositivo de Referência para Smartphones da Intel, equipados com o processador Intel® Atom™ Z2460 para uso com o Visa payWave, a tecnologia de pagamento móvel da Visa que possibilita aos consumidores pagamentos rápidos e seguros nas lojas ao simplesmente balançar seu telefone móvel na frente de um terminal de pagamento. Isso possibilitará a fácil implementação para OEMs que ofereçam smartphones habilitados com o NFC;
  • O Dispositivo de Referência para Smartphones da Intel contará com o aplicativo para pagamentos Visa payWave e a tecnologia NFC (Near Filed Communication), o padrão para comunicação de curto alcance que possibilita que telefones móveis transmitam com segurança as informações de pagamento para um terminal de pagamento;
  • Quando usados em combinação com smartphones compatíveis com o UICC da Visa e baseados no Dispositivo de Referência para Smartphones da Intel, os dispositivos podem ser habilitados para se conectarem com o serviço móvel da Visa, fornecendo às instituições financeiras e operadoras móveis, maneiras para baixar, com segurança, as informações sobre os pagamentos da Visa e o aplicativo Visa payWave “de forma wireless” para um chip protegido, presente nos smartphones equipados com a NFC. A conexão com o serviço móvel da Visa pode ser habilitado por uma Plataforma de Gestão Confiável de Serviços, como a plataforma Giesecke & Devrient’s (G&D).

“A estratégia da Intel é de habilitar aos usuários experiências mais seguras e atrativas, por meio de dispositivos móveis baseados em tecnologias desenvolvidas pela Intel. Nossa aliança com a Visa leva em conta essa estratégia e leva soluções globais de comércio e pagamento móvel para os dispositivos baseados em Intel”, declarou Mike Bell, Vice-Presidente da Intel e Gerente Geral do Grupo de Comunicações e Mobilidade da empresa. “Nosso trabalho com a Visa também se amplia aos nossos clientes, que estão projetando produtos baseados no Dispositivo de referência para Smartphones da Intel”.

O acordo combina a experiência da Visa no processamento de pagamentos, autenticação do titular da conta e alcance global da rede, com a experiência e a liderança da Intel no desenvolvimento de tecnologias que servem como base para os dispositivos computacionais do mundo.

No Congresso Mundial de Mobilidade em Barcelona, de 27 de fevereiro a 1 de março, as empresas têm demonstrado os serviços móveis da Visa, no novo dispositivo móvel da Intel, incluindo o V.me da Visa, o novo serviço de carteira digital da Visa oferecendo o aplicativo Visa payWave; o Movida, o novo serviço de pagamento na Índia; o Visa Mobile Prepaid, novo produto da Visa baseado na mobilidade e sob medida para os consumidores dos países em desenvolvimento. Demonstrações de produtos estão sendo feitas no estande da Visa no Saguão 1, estande 1B19 e no estande da Intel no saguão 8, estande B192.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.