Amanhã a Anatel poderá votar (realiza reuniões às quintas-feiras) as resoluções que estabelecem critérios de qualidade para a banda larga. Conforme a organização da Campanha Banda Larga, sete mil mensagens já foram enviadas aos conselheiros da agência nos últimos quinze dias.

“Esta é a nossa oportunidade de mudar anos de prestação do serviço sem mecanismos de controle pelo consumidor e regras mais claras de qualidade. A banda larga brasileira está entre as mais caras do mundo, o que nem de longe significa a existência de um serviço adequado”, proclamam os envolvidos na campanha – que já somam dezenas de entidades, incluindo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

A campanha sugeriu para hoje uma concentração de tuítes às 16h, com a hashtag #QualidadeJá direcionada ao perfil @brasil_ANATEL. As mensagens que eles convidam para divulgarmos são:

  • @brasil_ANATEL: garanta a qualidade da banda larga! #qualidadeja http://bit.ly/nVxtSY
  • @brasil_ANATEL: chega de receber só 10% da velocidade contratada #qualidadeja http://bit.ly/nVxtSY
  • SIM ao limite de 80% de ocupação da rede #qualidadeja não dá para vender se não tem para entregar http://bit.ly/nVxtSY
  • @brasil_ANATEL: o consumidor tem o direito de medir a qualidade da banda larga que recebe! http://bit.ly/qEREpz

“Quem não tem Twitter também pode participar! O número de envios de mensagens para a Anatel é ilimitado, então vamos enviar 5, 10, 15 mensagens cada um na página abaixo, até chegarmos a 10 mil envios: http://www.idec.org.br/campanhas/qualidadeja“. Os conselheiros da Anatel são Ronaldo Sardenberg, Emília Ribeiro, João Rezende e Jarbas Valente.

O “tuitaço” também tem página no Facebook: http://www.facebook.com/note.php?note_id=168495723239634