Nunca se comunicou tanto sobre comunicação. Nunca se geriu tanto a marca “gestão de marca”. Nunca se inovou tanto sobre inovação. Quanta adlinguisticity – ou seja, falar sobre falar, escrever sobre escrever. Alguém diria ainda, quanto ad(vertisement)linguisticity!
Promover marcas é tão desafiador em tempos de nova ordem mundial, crise global e mídias sociais que se tornou muito importante discutir e difundir novas formas de comunicar sobre marcas. Trata-se de uma demanda da sociedade, dos comunicadores e das empresas, que não querem perder tempo e dinheiro. Há uma série de eventos que provam isso e ajudam a responder a pergunta na imagem deste post.
Enfim, todas as pessoas são (sim!) afetadas de uma forma ou outra pela comunicação (os processos de tornar qualquer coisa comum, compartilhada). É assim no mundo todo, preservando-se um pouco de características regionais e locais, mas compartilhando padrões horizontais de tendências – como a transparência, a interação e a entrega de valor à sociedade.
YouPix Melhores da Twittosfera: a vida em tempo real*
O que o mundo está pensando agora? O Twitter responde! As mais de 50 milhões de twittadas geradas no globo diariamente fornecem um grande mosaico. Pesquisa norte-americana realizada em agosto deste ano estima que 20% dos tweets já se referem às marcas. Nesta terça-feira, acontece em São Paulo um evento só para discutir e celebrar as melhores práticas no Twitter.
New Brand Communication inicia amanhã e vai até quinta-feira
É por isso que organizadores, patrocinadores e público interessado se encontram em eventos como o New Brand Communication 2009, que vai acontecer entre 20 e 22 de outubro em São Paulo/SP. Seu título (que pode ser traduzido livremente como Nova Comunicação de Marca) foi adotado porque diversos profissionais de vários países (inclusive Brasil) se reúnem para apresentar cases de comunicação de marca, discutirem entre si e com o público as melhores práticas relacionadas.
Nada mais justo! Quem estiver participando do evento como ouvinte, vai poder também ter sua voz reconhecida nos campfires: desconferências temáticas em que as pessoas podem se inscrever e dar pitacos sobre o assunto.
Agenda do Futuro traz fundador do Twitter na quarta-feira
No ano passado, a primeira edição do Agenda do Futuro contou com a presença do professor e consultor Don Schultz, da Northwestern University, uma das maiores autoridades mundiais do marketing. Este ano, o Grupo TV1 traz para o encontro Biz Stone, criador do Twitter. Haverá transmissão ao vivo pela Internet, das 19h30 às 21h30. Leia entrevista exclusiva.
Quinta e sexta tem seminário com o diretor do Center for Open Innovation
Para a maior parte das empresas, a open innovation não é mais uma opção em estratégia de negócios. É uma necessidade para crescer e manter-se competitivo. Como toda mudança de paradigma, a inovação aberta traz novos desafios. Propriedade intelectual, redes de parceiros, estratégia, processos, métricas são algumas das ideias que ocupam a cabeça dos gestores de inovação e dos estudiosos do tema.
O Open Innovation Seminar traz ao Brasil a palestra do diretor do Open Innovation Center, Henry Chesbrough, para um evento de dois dias com exposição internacional de serviços e ferramentas, relatos e discussões de casos brasileiros e internacionais, painéis sobre gestão, redes sociais e capital empreendedor.
Confira resumo do pensamento do filósofo francês Jean-François Lyotard sobre a crise de metanarrativas, como a adlinguisticity substitui o paradigma do referencial e sobre outras particularidades do Pós-Modernismo, como o transavangardismo.
*Evento inserido no post após já ter sido publicado.