Fui praticamente um dos primeiros usuários do Gengibre. Testei o serviço antes de ser lançado e na época achei que faltava muita coisa. Agora fiz um novo teste e notei uma grande melhorar em vários aspectos. O Gengibre é um microblog de voz provavelmente inspirado no Twitter. O nome é interessante e o slogan faz alusão à sua principal função que é aliviar aquela vontade de se expressar. O serviço foi criado pelo Cazé Peçanha conhecido apresentador da TV do público brasileiro.

Melhorias

Uma das grandes melhorias que notei é que agora é possí­vel postar comentários direto do computador. Antes isso só era possível por telefone o que restringia muito o uso do serviço. O modelo de negócios do Gengibre é baseado no compartilhamento de receitas com a operadora Claro de celular.

Permitir postagens via web é um grande avanço pois em tese representa menos dinheiro entrando. Mas a decisão faz todo o sentido pois quanto mais fácil for postar por qualquer meio, muito mais gente acabará usando o serviço, aumentando o uso de postagens por telefone também.

Outra melhoria é que agora várias capitais estão cobertas pelo serviço. Estranhamente, ligando hoje de um celular da TIM para o número de São Paulo, fui informado que o número não existe. Acabei fazendo um teste com ligação interurbana para outra capital. Funcionou.

Anonimato é bom?

Não posso deixar de comentar também que agora as vozes anônimas – sim, você pode postar conteúdo de forma anônima – possuem um aviso de que aquelas “gengibradas” podem conter conteúdos não recomendados. ӓbvio para quando se permite postagens não identificadas.

Há duas coisas aqui. Por um lado, pela liberdade de expressão, vozes anônimas são interessantes para de repente alguém falar algo que ninguém tem coragem de declarar mas é a pura verdade. Por outro, o serviço fica vulnerável a problemas judiciais já que esconde quem está falando e pode ser responsabilizado por tal conteúdo.

Conclusão

O Gengibre melhorou muito desde a última vez que usei, isso é bom e o potencial do serviço melhora significativamente. Outro fator que mostra este potencial é o fato de pessoas do meu convívio terem citado o Gengibre e se disseram entusiasmadas com a novidade. A única coisa que falta para o serviço ficar completo é a possibilidade de ouvir as mensagens pelo telefone.