As marcas de tecnologia continuam a dominar o ranking das cem marcas mais valiosas do mundo, segundo o Relatório Global 500 da Brand Finance. A Apple mantém a posição número 1 pelo décimo ano consecutivo.
Em segundo lugar está a Amazon, com um valor de US$ 350,3 bilhões, o que não surpreende, uma vez que a gigante da tecnologia já se encontrou lado a lado com a Apple no ranking e até chegou ao primeiro lugar nas edições anteriores.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Confira alguns destaques das 100 marcas mais valiosas do mundo:
Apple
Teve 35% de aumento o seu valor de marca (US$ 355.1 bilhões). Esse é o maior valor já registrado desde a primeira edição do ranking em 2007.
Tiktok
Teve 215% de aumento no seu valor de marca, tornando-se a empresa com crescimento mais rápido da lista.
De 2019 a 2021, a rede social viu a sua base de usuários crescer exponencialmente, passando de 291.4 milhões para mais de 1 bilhão.
País com empresas mais valiosas:
Os Estados Unidos e a China concentraram a maior parte das empresas mais valiosas do mundo. A soma dos dois representa 73 das 100 maiores companhias. Apenas 6 países no mundo correspondem a 94% do ranking.
China
A economia do país cresceu significativamente nos últimos anos. E isso se reflete na participação da China no ranking.
Há 10 anos, apenas 6 empresas chinesas entraram para o ranking das 100 maiores do mundo. Hoje, são 23 empresas chinesas.
Países da Europa
Os países europeus compõem apenas 14% da lista. Em 1960, a Europa representava um terço do PIB mundial. Em 2017, a porcentagem caiu para 16%. A previsão é de que a Europa represente apenas 10% até 2100.
Setores mais valiosos
Mais de um terço das marcas da lista se enquadram no setor de tecnologia e serviços. No total, essa categoria tem um valor de marca de US$ 2 trilhões.
A mídia é o segundo setor mais valiosos. 19% das 100 principais marcas estão no setor de mídia e telecomunicação, incluindo Gogle, Facebook e WeChat.
Veja as top 10 marcas:
1- Apple – US$ 355.1 – Estados Unidos
2- Amazon – US$ 350.3 – Estados Unidos
3- Google – US$ 263.4 – Estados Unidos
4- Microsoft – US$ 184.2 – Estados Unidos
5- Walmart – US$ 111.9 – Estados Unidos
6- Samsung Group – US$ 107.3 – Coreia do Norte
7- Facebook – US$ 101.2 – Estados Unidos
8- ICBC – US$ 75.1 – China
9- Huawei – US$ 71.2 – China
10- Verizon – US$ 69.6 – Estados Unidos
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.