O The Next Web fez uma lista com algumas de suas apostas para web design no ano de 2014. A lista é interessante e levanta algumas tendências que não só prometem pegar, mas como também podem vir para ficar. Nós as trouxemos para cá também, veja abaixo:
1) Tipografia com personalidade
Fontes que tenham algo a dizer, mas que também passem uma imagem profissional. Para isso, é necessário misturar referências e experimentar bastante, para conseguir chegar a uma tipografia que não seja padrão, mas que tenham algo de original.
2) Flat Design
Quando se fala em design, a Apple ainda é uma das grandes referências no mundo. E, bem, basta olhar para o design do iOS 7 e sua filosofia de simplicidade, clareza, etc.
3) Grandes áreas de destaque substituindo sliders
Segundo o TNW, essa é a maior tendência do momento. As pessoas estão substituindo os clássicos sliders por uma grande área de apresentação, com imagem de fundo, e apenas algumas informações básicas logo no primeiro scroll para conquistar mais atenção.
4) Foco pesado no mobile
Agora que design responsivo está se tornando lugar comum, começamos a ver sites se aprofundando nas estruturas mobile e desenvolvedores colocando mais recursos para os smartphones.
5) Vídeos no lugar de textos
Muitas vezes na área de destaque não há sequer texto, apenas um vídeo, que chama mais a atenção do visitante e tem mais chances de mostrar o produto.
6) Sites de longos scroll
Uma tendência antiga e que, com os novos modos de consumir conteúdo na web, está voltando à tona. Há técnicas para organizar bem o material e a cada scroll apresentar as coisas de uma nova forma, sem ficar entediante.
7) Cores de esquemas simples
Por simples, entenda: duas cores. Aqui vale ainda notar que, neste caso, branco e preto não devem ser considerados cores, apenas elementos neutros.
8) Conteúdo simplificado
Tudo com cara de Twitter, com textos pequenos, no máximo com 250 caracteres — sim, um pequeno tamanho, apenas para conquistar e manter os olhos rápidos dos leitores.
9) Derrube a sidebar
Para blogs e sites com cara de revista. A ideia é tirar da frente do leitor qualquer coisa que possa chamar a atenção dele e deixá-lo focado em seu conteúdo.
10) Imagens manipuladas
Apesar de parecer pouco coerente com o “esquema de cores simples”, o TNW também indica utilizar imagens manipuladas (com um ar de Instagram) como fundo do site.