É sempre difícil e arriscado fazer previsões. Afinal de contas, há uma série de variáveis que entram no caminho e mudam tudo. Mesmo assim a Thomson Reuters IP & Science resolveu palpitar, olhando patentes e publicações em jornais científicos para analisar as 10 inovações mais impactantes que eles acreditam que irão mudar o mundo até 2025.
“Um estudo profundo no que vem se produzindo na literatura científica e nos dados de patente te dão uma visão do futuro – e isso tudo não é achado em domínio público”, diz o diretor da instituição.
Compartilhamos a lista, que encontramos na Fast Company, para que inspire quem procura mais inovações.
Redução de demência
Muitos acreditam que a demência pode ser um dos problemas de saúde mais sérios do futuro. A Organização Mundial da Saúde espera que o número de casos triplique até 2050. Mas a Thomson Reuters é mais otimista em relação a esse quadro e acredita que surgirão tratamentos que evitarão o problema. Eles acreditam que os exames irão evoluir e conseguir prevenir a mutação nos cromossomos, evitando a patologia.
Energia solar em todos os lugares
A instituição diz que até 2025 a principal fonte de energia elétrica do mundo será a solar. Além de fornecer energia, ainda ajudará a aquecer prédios, águas e outras coisas, segundo o estudo.
Prevenção de diabetes tipo 1
Apesar de não ser tão comum quanto a Tipo 2, a Tipo 1 ataca em idades jovens e está se espalhando a uma velocidade muito rápida – o motivo ainda não está claro. Mas a Thomson Reuters dá esperança para que no futuro crianças não dependam de insulina. Ela acredita que encontraremos sistemas de engenharia para editar e corrigir genomas antes que o problema se espalhe.
Sem mais escassez de alimentos
Eles acreditam que até 2025 teremos colheitas geneticamente modificadas crescendo mais rapidamente graças à iluminação artificial, que deve emanar ondas de luz específicas que ajudarão os receptores dos vegetais a fazerem a fotossíntese.
Vôos elétricos simples
Até 2025 poderemos ir a outros lugares voando em pequenos aviões elétricos, alimentados por baterias de lítio e por hidrogênio.
Completamente conectados
Até lá, a Internet das Coisas não será mais “algo do futuro”, mas sim uma realidade do dia a dia com todos os tipos de dispositivos conectados à internet.
Adeus, lixo plástico
Na visão otimista Thomson Reuters, em um breve futuro o plástico será completamente substituído por uma biodegradável celulose de plantas.
Remédios mais efetivos
A química e a medicina estão evoluindo de tal forma que na próxima década teremos remédios completamente personalizados e feitos para os tipos mais específicos de problemas e para combater as mais específicas mutações.
Mapeamento completo de DNA
Crianças nascidas a partir de 2025 terão seu DNA testado continuamente ao longo da vida, graças a nano-sondas inseridas em seus corpos.
Teletransporte testado
OK, talvez o teletransporte não esteja pronto até lá, mas o teletransporte quântico deverá estar sendo testado em níveis avançados até lá.