A Zoox Smart Data, empresa brasileira de tecnologia e inovação focada em soluções de dados e inteligência artificial, alcançou 1 bilhão de conexões em sua plataforma de análise de dados. A atuação da datatech em mais de 28 países e com 1,6 mil clientes reflete projeções otimistas para 2024 – a companhia espera dobrar o faturamento e registrar R$ 100 milhões em receita.
Fundada em 2010, a Zoox cria soluções que combinam tecnologia avançada, Big Data e Inteligência Artificial para qualificação e análise de dados, gerando insights de negócios para seus parceiros. A startup já recebeu aportes do Grupo Opus, 2A Investimentos e de investidores como Pedro Junqueira Moll e Marcus Tannuri.
Conexões de internet são a chave para a coleta de dados
O bilhão de conexões da datatech foi gerado por meio de redes de Wi-Fi públicas e de hotéis, com informações fornecidas pelos próprios clientes e administradas pela startup de acordo com a LGPD.
Para Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox, atingir essa quantidade de conexões destaca a evolução da plataforma de gestão de Wi-Fi segura para uma solução abrangente de análise de dados, reforçando a atuação da empresa na resolução de problemas reais dos clientes.
“Desde o início, nossa abordagem sempre foi focada na execução e na resolução dos problemas dos nossos clientes. Ao longo dos anos, mantivemos nosso foco na execução e na entrega de valor para as empresas. Não nos concentramos no hype do mercado, mas sim em fornecer soluções tangíveis e acessíveis que agregam valor real aos nossos parceiros, impulsionando o crescimento sustentável e expandindo nossa presença global de maneira estratégica”, afirma Albuquerque.
A plataforma da Zoox garante maior visibilidade para seus clientes, permitindo que eles sejam mais reconhecidos em outros locais de conexão. Isso se traduz em maior conectividade, permitindo que as empresas se aproximem e identifiquem melhor seu próprio público. “Quanto maior o número de conexões, maior a probabilidade de o cliente ser reconhecido em outros locais de conexão. A Zoox consegue tangibilizar melhor quem é o público, detalhar dados e gerar insights de qualidade, proporcionando inteligência sobre as informações do público e melhorando o relacionamento com os clientes”, explica o executivo.
Expansão internacional e desenvolvimento de produtos
A datatech já atua fora do Brasil, com pontos de conexão em Portugal, Bahamas e República Dominicana. No entanto, Rafael revela que a empresa deve intensificar a atuação no exterior, com projeção de iniciar operações comerciais também na Grécia, Suíça, Venezuela, Canadá e Zâmbia.
Os segmentos com mais conexões da Zoox incluem Transportes (rodoviárias, aeroportos e metrôs), Varejo, Hotelaria, Hospitais, Universidades, Mercados e Shoppings, respectivamente.
Hoje, a startup se destaca em projetos públicos de Wi-Fi em uma das cidades mais turísticas da Espanha, além do WiFi4EU, projeto da União Europeia para Wi-Fi público, e o VisitPortugal, projeto português de fomento ao turismo utilizando Wi-Fi pública, fortalecendo sua presença em iniciativas que promovem a conectividade e a acessibilidade.
Integração de IA nos produtos da datatech
A startup está com projetos em fase de testes internos, como o Zoox Experience e o Zoox Health, que estão recebendo investimentos para evoluírem e saírem da fase Beta, utilizando IA para diagnosticar problemas dos clientes e fornecer insights proativos. Além desses produtos, a empresa já tem o Zoox Eye, solução de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) de Prova de Vida, que utiliza várias camadas de Inteligência Artificial para avaliação, produto já implementado pela Rede D’Or.
Com clientes como Nestlé, Rede D’Or, Grupo Trigo, Burger King, McDonald’s, PepsiCo, Rock in Rio, Accor Hotéis e Fórmula 1, um estudo recente da empresa revela que 53% dos usuários únicos são homens, com renda estimada até 5 salários mínimos, que trabalham em setores como varejo, hotelaria, transporte e saúde.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!