Um aplicativo por meio do qual você pode alertar os outros que seu carro teve um problema, perguntar quem entende e chamar um mecânico certificado para ir ao seu encontro. A ideia não tem nada de incrível mas em primeiro lugar os norte-americanos adoram comprar carro porque o conserto sai caro, em segundo lugar virou moda as pessoas resolveram seus próprios problemas – e os dos outros – de forma alternativa. “Consertos de carros é um mercado que movimenta 200 bilhões de dólares e precisa de inovação”, defendeu Art Agrawal, o co-fundador e CEO da YourMechanic.
A startup foi uma das mais votadas pelo público do Techcrunch Disrupt em San Francisco e foi a mais bem avaliada pelo júri – assista abaixo ao vídeo do pitch com as perguntas dos avaliadores. O prêmio foi de 50 mil dólares, que se somam aos investimentos de 1,8 milhão de dólares recebidos de fontes como Y Combinator, Ashton Kutscher, Yuri Milner, Andreessen Horowitz, Lerer Ventures, CrunchFund, SoftTechVC, Paige Craig, A-Grade Investments, Jawed Karim, Justin Waldron, Joshua Schachter e Kevin Freedman.
YourMechanic oferece um site e um aplicativo móvel para que os clientes que tenham problema no seu carro possam consultar uma lista de mecânicos certificados que estiverem próximos ao local onde o reparo vai ser feito. Após descrever brevemente o problema, o cliente pode convocar ou agendar os atendimentos. Mas esta conveniência não custa mais caro: gera economia de 20% a 30%. E é segura: o pagamento acontece por intermédio do aplicativo.
“Cerca de 80% dos consertos automotivos podem ser prestados em qualquer lugar, não precisam de uma oficina. As pessoas fazem isso há décadas”, defendeu Michael Renteria, Master Técnico da equipe. A startup defende também que os mecânicos independentes podem incrementar sua renda: “muitas oficinas cobram entre 90 e 180 dólares por hora, mas o mecânico só fica com uns 20 dólares desta hora; agora, o consumidor pode pagar menos e o mecânico pode ganhar mais”.