Essa semana foi lançado um site de notícias chamado youPode. Como o nome dá a entender, trata-se de um site de notícias em que as pessoas podem enviar notícias e matérias mais profundas. Conversei com um dos criadores do projeto, o jornalista Dacio Malta para saber mais sobre o serviço.
A primeira grande pergunta foi sobre como as pessoas podem colaborar. Há um cadastro e você envia notícias que serão filtradas por editores do youPode. Caso tenha relevância a notícia pode ser publicada. Não vi nenhuma novidade neste tipo de abordagem, uma vez que os editores continuam sendo os “filtradores” da informação. A ideia do Dacio é que boa parte do conteúdo seja gerado pelo usuário.
Daí fiquei na dúvida em relação a qual benefício/ recompensa, os usuários que mandam notícias terão. Só figurar como autor do post, nada mais. Não há rankings, pontos ou pagamento de valores. Um caso parecido que causou discussões na blogosfera foi o OutroLado.
Após essa reação o Outrolado passou a compartilhar receita. Mas conversando com o Gilberto Jr, colaborador e sócio do Startupi e um dos mentores do Outrolado, descobri que apenas blogueiros acham ruim não haver uma compensação. Menos mal.
Sites da grande mídia como o iG, o Estadão, a CNN e outros, todos tem sua forma de jornalismo cidadão. A grande diferença deles é a quantidade de pessoas que acessam. A recompensa neste caso é clara para o usuário colaborador.
Acho interessante, claro, todas as formas distribuição da informação. A internet permite que qualquer um tenha um blog pois distribuir conteúdo por este meio é praticamente sem custo. Isso certamente (ja é e) será um grande concorrente para o youPode.
O que me conforta no projeto é que ele foi concebido com “consultoria” do professor e jornalista Rosental Calmon da Universidade de Austin, Texas (EUA) e que dá aulas sobre jornalismo on-line. Já assisti palestra dele aqui no Brasil e posso dizer que entende dos desafios do mercado de comunicação na web.