Ontem o Yahoo! Brasil lançou o Meme (versão alpha), uma espécie de Twitter misturado com Tumblr e blogs. O serviço aparece certamente na cola do Twitter que está em crescimento acelerado há pelo menos 1 ano. O Yahoo! Meme tem a intenção de espalhar notícias e fatos em tempo real, mais ou menos como um meme (doh!) usando texto, fotos, vídeos e até música (tela abaixo).
Diferentemente do Twitter, não há limitação de caracteres o limite de caracteres é bem maior, algo como 2800 (*). E é exatamente o que acho que o serviço perde em facilidade. O grande lance do Twitter é permitir que textos pequenos com links sejam partilhados rapidamente por todo mundo, seja no notebook ou no celular. Imagina que cada um dos seus seguidos no Meme postem textos de 600 caracteres (que é aproximadamente o que este texto teve até aqui). Você não vai ler no seu celular. Você vai deixar pra ler depois no seu desktop.
A maior escassez em tempos de internet é certamente o tempo. E os tais dos eyeballs são extremamente valiosos. O Twitter se utiliza desta janela pequena de atenção que uma pessoa possui e maximiza a informação em 140 caracteres. Extrapolar muito esse limite faz a informação perder valor pois demora muito mais para passá-la (=alguém ler e achar interessante).
E um meme é informação querendo ser passada, pura e simplesmente. Quanto mais difícil for para ela se reproduzir, menos o meme cumprirá o seu papel. E aliás, como bem aponta o sobre do Yahoo! Meme, o conceito de meme foi criado pelo Richard Dawkins no livro “O Gene Egoísta” que está faz um tempo na minha lista de leituras futuras.
O que o Yahoo! Meme faz é misturar os conceitos dos irmãos mais velhos blogs com os conceitos do microblog tentando fazer uma fusão que já existiu em um desses concorrentes do Twitter que era complicado demais. Não lembro qual era mas deve ser o falido Pownce ou talvez o descontinuado Jaiku.
Pra finalizar é interessante que plataformas de blogar rapidamente estão surgindo a rodo. Tivemos o caso do BLINblin da boo-box, que fechou, e recentemente falei do incrível Write4net e agora surge o Yahoo! Meme. Vamos ver se esse meme é verdadeiro e se espalha sozinho como uma ideia original.
(*) descoberto pela usuária @missmoura em um post teste dentro do Yahoo Meme.