Iniciativas inéditas na área de sustentabilidade, entre outras, farão parte da 2ª Exposição e Conferência de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (II Expocietec). Numa área reservada para o tema, chamada de Corredor Verde, os visitantes do evento vão conhecer diversas iniciativas de impacto positivo para o meio ambiente como uma máquina de reciclagem de solventes para pequenas indústrias e tecnologias para recuperação de rejeitos de minério. Outra startup desenvolveu processo para recuperar a prata de chapas de raios X com o objetivo de produzir bactericida para curativos com hidrogel – confira todas as empresas do corredor e suas novidades abaixo.
A II Expocietec acontece nos dias 30 e 31 de outubro e é uma parceria entre o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A ideia do Corredor Verde surgiu de startups ligadas a Rede de Meio Ambiente – uma das redes de negócios do Cietec – formada por 35 incubadas, das quais 11 apresentarão produtos e serviços durante o evento. Os estandes do Corredor contarão com mobiliário sustentável, desenvolvido pela Ateliê Brasil, uma das expositoras. Haverá mesas, cadeiras e bancos feitos com papelão 100% reciclável e biodegradável.
Outro produto biodegradável de destaque na feira serão os tubetes de plantio de fácil compostagem da empresa Bio&Green. A startup venceu o 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Microempresa. Para a feira, a empresa vai exibir embalagens biodegradáveis para alimentos e novos tubetes para o plantio de mudas de árvores para reflorestamento – maiores do que os disponíveis até então para plantio de sementes.
A Expocitec recebeu o selo que certifica a compensação dos impactos ambientais causados pelas atividades da feira. A certificação é concedida pelo Programa Evento Neutro da startup Eccaplan.
Neste ano, cerca de 60 startups terão a oportunidade de expor produtos e serviços na II Expocietec. O evento pretende criar um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, além de oferecer workshops e oportunidades para empresas previamente selecionadas apresentarem seus negócios a grupos de investidores. A inscrição para a II Expocietec é gratuita e pode ser feita pelo site expocietec.com.br.
Empresas e soluções que estarão no Corredor Verde
Rochmam
Desenvolveu máquina capaz de reciclar solventes usados na limpeza de equipamentos industriais. O reaproveitamento reduz em até 95% as despesas com solventes, além de diminuir os gastos com armazenamento e destinação de resíduos. Na Expocietec, a empresa levará equipamentos demonstrativos.
Ateliê Brasil
Criado pela artista plástica Eli Tosta, o ateliê produz arte com Eco-Resina IQX, passivo ambiental oriundo do biodiesel, e trabalha na criação de um banco de matérias-primas feito de materiais sustentáveis para uso artesanal. Na feira, a empresa vai lançar uma linha de produtos utilitários, corporativos e de decoração, feitos com a Eco-Resina IQX.
Berrocal
A startup surgiu para suprir a falta de empresas especializadas na área de sísmica passiva, isto é, na utilização de vibrações naturais da terra para a prospecção de hidrocarboneto – que detecta fontes de energia, como petróleo e gás – sem a necessidade de explosões ou desmatamento e com menor custo se comparado às técnicas tradicionais. A empresa oferece monitoramento sismográfico de reservatórios hidrelétricos e açudes, avaliação de risco sísmico em obras de engenharia e desenvolvimento de softwares e equipamentos geofísicos. No evento, a Berrocal apresentará aparelhagem utilizada para oregistro de ondas sísmicas.
BR3
A empresa é especializada em estudos e na criação de defensivos agrícolas para proteção de plantas contra fungos e bactérias, sem agredir o meio ambiente. Atualmente, a BR3 produz o Fegatex, que reúne em um único produto as características fungicida, bactericida e esporicida. Na feira, a empresa lançará uma linha de pastilhas bioinseticidas (produto capaz de combater os insetos sem agredir o meio ambiente, nem o ser humano) que utiliza tecnologias para o controle de mosquitos vetores da dengue, da malária e da filariose. Ouça um podcast com a empresa.
Eccaplan
A empresa é uma consultoria em sustentabilidade e tem como objetivo apoiar programas que auxiliem na compensação dos impactos ambientais causados por empresas e eventos. A consultoria promoverá a compensação de carbono da Expocietec e em seu estande haverá informações sobre todos os trabalhos desenvolvidos.
Khemia
Desenvolve equipamentos capazes de recuperar até 100% da prata encontrada nos resíduos de soluções utilizadas na revelação de filmes fotográficos, fotolitos (impressões feitas em lamina de plástico) e chapas de raios X. A empresa faz testes para que as nanopartículas de prata sejam transformadas em bactericidas que servirão como material base de curativos com hidrogel para feridas e queimaduras. Na feira, a Khemia levará equipamentos demonstrativos.
Itatijuca
A empresa surgiu a partir de parceria entre pesquisadores do IPEN, do Instituto de Química e de Biociências da USP, do Instituto de Química da Unesp e da Petroquímica Unigel para trabalhar na recuperação de rejeitos de minério como ouro, cobre, níquel e cobalto e transformá-los em subprodutos, diminuindo o desperdício e o passivo ambiental. No estande, a empresa contará com equipamentos que ajudarão a demonstrar como funciona o processo de recuperação. Ouça aqui um podcast com a empresa.
Chem4u
A empresa trabalha na produção de um aditivo para tintas e vernizes que torna a aplicação mais fácil, eliminando imperfeições e aumentando o brilho. Existe ainda a criação de verniz para recobrir superfícies de peças de equipamentos mecânicos e aditivos biocidasnanoestruturados (que utilizam nanotecnologia em sua criação), orgânicos e inorgânicos, que servem de base para vernizes capazes de proteger e eliminar, em qualquer superfície ou revestimento, bactérias nocivas à saúde.
Bio Green
Trabalha na fabricação de embalagens biodegradáveis e compostáveis para plantio (tubetes) e embalagens para alimentos, feitos de fibras de coco, sisal, curauá e bagaço da cana de açúcar, juta e cascas de café e arroz. A empresa aproveitará a feira para apresentar novas embalagens biodegradáveis e novos tubetes para plantio de mudas de árvores.
BrasilOzônio
A empresa desenvolve, projeta, fabrica e instala equipamentos capazes de purificar o ar e a água, removendo odores de ambientes, carga microbiana e toxinas de compostos orgânicos e metais pesados presentes na água. A startup utiliza somente gás ozônio – componente inodoro, incolor e não tóxico. No estande, a BrasilOzônio apresentará equipamento para produção de água ozonizada, utilizada no tratamento de afluentes e efluentes e desinfecção de alimentos, e ferramenta para a sanitização de ambientes, que remove vírus e odores.
Nanofitotec
Voltada para inovação no setor de plantas medicinais e fitoterápicos, a empresa utiliza a nanotecnologia para a criação de seus produtos. No Corredor Verde, apresentará produtos desenvolvidos a partir de frutas: o maracujá doce, usado para combater a úlcera; e a romã, que possui efeitos cicatrizantes; além de um fitocosmético feito à base de melão.