Whindersson Nunes foi premiado com o Troféu Influência Digital 2023, na quinta-feira (30), no Rio de Janeiro, e aproveitou a oportunidade para divulgar a TRON Robótica Educativa, startup do Piauí de educação robótica que tem como fundador e CEO o cientista Dr. Gildário Lima e o influenciador como parceiro.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
Em publicação no Instagram, o humorista destacou que a startup visa cuidar do futuro profissional de crianças e adolescentes do Piauí e de todo o Brasil. “Eu sei reconhecer quando algum prêmio pode abrir portas não só pra mim mas também para os meus, pra pessoas do lugar de onde eu vim (…) queria usar da influência que me trouxe até aqui pra chamar sua atenção, pra você conhecer a empresa e os projetos”, escreveu Whindersson.
A TRON Robótica Educativa é uma startup que tem a intenção de inserir a tecnologia nas grades curriculares das escolas e leva para o contexto escolar o “Método TRON” de ensino de robótica. Junto com o influenciador, já foram desenvolvidas algumas soluções como a tecnologia MR, que seria um dispositivo que leva sensações musicais a pessoas com deficiência auditiva.
A tecnologia MR tem como objetivo central ajudar na inclusão de pessoas surdas no mundo da música e também permitir que essas pessoas possam acompanhar de maneira mais sensível shows e eventos que sejam focados em comunicação musical. Para criar o MR, a Tron utilizou arduinos, que são placas de prototipagem eletrônica que permitem o desenvolvimento de projetos de automação residencial, como apagar as luzes automaticamente, regular a temperatura do ar-condicionado, entre outros.
O aparelho é capaz de captar vibrações sonoras em três estágios: ambiente, com o uso de um sensor de ruído; conexão com uma fonte sonora por meio de conexão Bluetooth, como, por exemplo smartphone executando músicas no Spotify e por último, sinais e áudios previamente processados para uma melhor experiência com o dispositivo.
Robótica nas escolas com a Tron
Hoje, a startup já está em 11 estados e no Distrito Federal. A Tron criou o Método TRON com a crença de que é por meio da tecnologia robótica é possível desenvolver habilidades e diferenciais nos estudantes para um futuro que, cada vez mais, é tecnológico.
Para a experiência da Robótica Infantil, a startup conta com cinco robôs que dispõem de competências que podem auxiliar na aquisição de habilidades sociais, motoras e cognitivas de alunos da Educação Infantil. A Robótica Ativa é aplicada a partir do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio, os alunos aprendem a Robótica Profissional por meio de disciplinas fundamentadas em livros: Eletrônica, Programação, Sensores e Mecânica.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.