Há poucos dias, um brasileiro e seus parceiros siliconvalleyenses da startup Sojo Studios lançaram um social game, com apoio de investidores, para que possamos juntos criar um mundo melhor – tanto virtual como presencial.
Alberto Escarlate é um tecnologista brasileiro, empreendedor e passou a maior parte de sua vida profissional nos Estados Unidos. Dessa vez, ele e seus co-fundadores na Sojo Studios resolveram lançar um social game para Facebook que usa as causas humanitárias como “core business” (componente principal da estratégia).
“Enquanto os jogadores constróem seus vilarejos no WeTopia e ajudam seus vizinhos, eles ganham uma moeda chamada Joy (alegria) que pode ser usada em projetos do mundo real: comida, saúde, educação ou outros programas de assistência a crianças, tanto nos Estados Unidos como em outros países.
Os jogadores podem escolher os beneficiários específicos que vão receber suas Joys e acompanharem suas contribuições por meio de fotos, vídeos e mensagens dentro do jogo. Jogar WeTopia é gratuito; os jogadores podem comprar créditos do Facebook para gastar no jogo, mas todos podem fazer um impacto no mundo real simplesmente ao investir suas Joys”.
A startup pretende ganhar dinheiro com publicidade e itens vendidos no jogo e compromete-se a doar 50% de seu lucro líquido para entidades. Já estão participando: Save the Children, buildOn e Children’s Health Fund, entre vários outros.
O game também tem parcerias com a apresentadora Ellen DeGeneres e seu talk show e com a Warner Bros.
Sojo Studios tem o suporte de conselheiros que são líderes de opinião no mercado, incluindo Esther Dyson (ex-journalist, respeitada analista de tecnologia e investidora anjo) e Dave Morin (CEO & co-fundador do Path e co-inventor da Facebook Platform), entre outros.