A brasileira Vostu, maior empresa de jogos sociais da América Latina (fundada em 2007 por Daniel Kafie, Mario Schlosser e Josh Kushner, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires) anuncia o recebimento de uma nova rodada de aportes da Tiger Global, da Intel Capital e da General Catalyst.
Os investimentos serão usados principalmente na expansão do desenvolvimento de novos jogos e aplicativos mobile. Um exemplo disso é o Riddle Pic, aplicativo que será lançado em breve para iOS e Android, em que os usuários poderão tirar e compartilhar fotos, enquanto que seus amigos devem adivinhar uma “charada” relacionada à imagem.
Fundada em 2007, com foco no cenário brasileiro, a Vostu conta, hoje, com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, sendo que mais de 90% deles são do Brasil. A Vostu teve um investimento inicial (semente) da Intel Capital em 2007, uma “Série A” (ou Primeira Rodada) em maio de 2010 (quando a General Catalyst Partners entrou como investidor) e a “Série B” (ou segunda rodada) em dezembro de 2010 (quando somaram-se Accel Partners, Tiger Technology e Global Management).
Agora, a empresa recebe a Terceira Rodada, “Série C”. Esta rodada é dos mesmos investidores que já estavam investindo, o que representa um aval à trajetória da empresa, suas diretrizes atuais e caminhos que a companhia toma. Com um portfólio que reúne 14 jogos – sendo quatro para plataformas mobile –, até o final de 2012 a empresa pretende lançar, ao menos, seis novos produtos.
“Mobile é um dos segmentos da tecnologia que mais deve crescer nos próximos anos. Além disso, é um mercado que ainda não está saturado, já que o número de brasileiros que compram smartphones e tablets ainda cresce muito. Sabemos que estas pessoas também buscam entretenimento nestes devices, o chamado m-entertainment. Por isso, nosso principal foco para este novo investimento é o mobile, além de manter o mesmo empenho que já temos em outras plataformas”, explica Matias Recchia, CEO da Vostu.
O modelo de negócio da Vostu e de seus jogos sociais é de serviços “freemium”, quando o produto é oferecido de forma gratuita e o usuário paga apenas por recursos e funcionalidades mais avançadas, caso tenha interesse. São os chamados “virtual goods”. Até então, esta era a principal receita da empresa. Entretanto, grandes marcas brasileiras têm percebido o potencial dos jogos sociais como veículos de marketing. É o caso, por exemplo, de Dove, Guaraná Antarctica, Netflix e Walmart, que já realizaram suas ações em jogos da Vostu. A expectativa da empresa é que este tipo de “ação de gamefication” responda por 15% de seu faturamento até 2013, enquanto que a compra de bens virtuais represente 85%.
Segundo a Gartner, empresa de pesquisas, o segmento de jogos sociais deve atingir faturamento de US$ 6,2 bilhões em 2012.
Sobre a Vostu
Fundada em 2007, a Vostu é a maior empresa de jogos sociais da América Latina e tem entre seus principais títulos os games MegaCity, Mini Fazenda, Café Mania, World Mysteries, Candy Dash e GolMania. Recentemente a empresa lançou o Magic Valley, jogo social de magia e construção de um vale encantado. A revista Business Insider incluiu a Vostu no top 100 de startups mais valiosas do mundo em 2011. Em outubro do mesmo ano, a revista Forbes a escolheu como uma das 10 principais Startups do Brasil. Com mais de 50 milhões de usuários registrados, a Vostu tem mais de 20 milhões de pessoas jogando seus títulos mensalmente no Facebook, Orkut e Google+.