Uma nova campanha de comemoração dos 70 anos da Volkswagen, lançada a madrugada desta terça-feira (4), chamou atenção dos telespectadores. Com o uso de uma inteligência artificial, o comercial contou com um dueto entre Elis Regina, falecida há 41 anos, e a sua filha, Maria Rita.
O vídeo começa com Maria Rita conduzindo uma ID.Buzz – versão moderna e 100% elétrica da Kombi – enquanto canta o clássico de Belchior “Como nossos pais”, que fez sucesso na voz de Elis na década de 70. O comercial continua com imagens de carros da empresa que marcaram gerações, como Fusca e Brasília. Até que Elis Regina surge em uma Kombi antiga para cantar o dueto com a filha.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Inteligência artificial usada no comercial da Volkswagen
A Volkswagen informou que usou uma tecnologia chamada “deepfake” para trazer Elis Regina para a campanha. A técnica, que usa inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.
O processo de filmagem contou com uma atriz dublê, que foi usada para se passar por Elis dirigindo a Kombi. Depois, utilizando uma tecnologia de reconhecimento facial, foi colocado o rosto da cantora. A voz da música inserida no vídeo é original da cantora.
O filme foi criado pela agência AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de Dulcidio Caldeira. Após as gravações, o vídeo passou por uma pós-produção em uma empresa norte-americana especializada, que tem experiência em projetos feitos em Hollywood.
Repercussão positiva
Após o lançamento, Maria Rita fez uma publicação se dizendo emocionada. “Eu realizei meu sonho. Foi um momento mágico”, postou no Instagram. Ela tinha apenas quatro anos quando a mãe faleceu e já declarou em entrevistas ter poucas lembranças de Elis.
Veja o comercial na íntegra:
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.