O Vimeo se une ao TikTok, YouTube e Meta ao implementar novos rótulos para conteúdos criados por inteligência artificial. Em um movimento de transparência, o serviço de hospedagem de vídeos anunciou atualizações em seus termos de serviço e diretrizes comunitárias, exigindo que criadores indiquem quando utilizam IA para criar conteúdo realista.
Essas mudanças visam evitar confusões entre vídeos gerados sinteticamente e eventos reais, uma crescente preocupação com o avanço das ferramentas de IA generativas. O Vimeo não solicita rótulos para conteúdos claramente irreais, como animações ou vídeos com efeitos visuais óbvios, mas sim para situações onde celebridades são representadas de maneira falsa ou imagens alteradas de eventos reais são manipuladas.
Os rótulos de conteúdo de IA serão exibidos em vídeos que utilizam ferramentas como a exclusão de pausas longas na fala, proporcionando transparência aos espectadores. Ao carregar ou editar vídeos, os criadores podem selecionar a opção de conteúdo gerado por IA e especificar se a IA foi utilizada para áudio, visuais ou ambos.
Atualmente, o Vimeo depende dos criadores para rotular seus próprios conteúdos gerados por IA, mas está trabalhando em sistemas automatizados para detectar e rotular esses vídeos, reduzindo a carga sobre os criadores e aumentando a transparência na plataforma.
O CEO Philip Moyer enfatizou o compromisso do Vimeo em proteger o conteúdo gerado por usuários e em evitar o uso não autorizado de vídeos para treinar modelos de IA generativos, alinhando-se com políticas similares adotadas por outras plataformas líderes.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!