Por Bruna Galati
A Vela, empresa brasileira conhecida por desenvolver bikes elétricas, anunciou nesta sexta-feira (19) que está encerrando suas operações e pediu falência. Segundo a companhia, a decisão é a conclusão de uma difícil etapa que passou nos últimos 3 meses.
“Apesar do grande crescimento que tivemos nos primeiros 6 anos de operação da Vela, enfrentamos uma série de complicações durante o período da pandemia, o que resultou em uma forte queda nas vendas e dificuldades operacionais, principalmente em 2021”, explica em comunicado.
A Vela sempre precisou contar com investidores para alavancar seus negócios, mas como todo investimento, aqueles que apostaram dinheiro estavam pressionando pelo retorno do capital investido entre 2016 e 2018. O objetivo da empresa era migrar sua produção para a Zona Franca de Manaus no final de 2023, para diminuir a carga tributária e tornar o negócio mais saudável para todos. Porém, para isso, era necessário um novo investimento.
“A dificuldade se intensificou em novembro de 2023 com falta de compreensão e alinhamento de interesses entre os primeiros investidores. Nenhum investidor se dispôs a apoiar o negócio numa situação de risco e necessidade de recursos que temos mensalmente. A única alternativa, como forma de proteger os funcionários e minimizar os problemas para os nossos clientes, foi encerrar as operações e entrar com o pedido de falência”, afirma a Vela.
No decorrer dos próximos meses (3-6 meses) a justiça vai realizar o leilão dos ativos da empresa, incluindo na marca, projeto, aplicativo, participação na Vela EUA, empresa da Zona Franca de Manaus com o projeto aprovado, site, sistema, veículos, máquinas, estoque, peças, equipamentos e outros ativos.
“O setor de bicicletas elétricas no Brasil tem um grande potencial, e acreditamos que o governo precisa oferecer mais apoio para tornar esse mercado mais saudável para os empreendedores, Apesar do encerramento da Vela, espero que o mercado continue a crescer e prosperar”, completa a empresa em comunicado.
Dúvidas dos clientes da Vela
- 1- O que vai acontecer com o aplicativo? Vai continuar funcionando?
R: Sim, a Vela USA vai manter as atualizações e funcionalidades atuais do aplicativo.
- 2- Ainda posso comprar no site ou realizar algum serviço?
R: Não, por lei, a empresa não pode fazer mais qualquer movimentação financeira após distribuir o pedido de falência. A empresa não pode receber nem enviar nenhum tipo de pagamento ou realizar qualquer tipo de serviço.
- 3- Tenho um reembolso em aberto para receber, o que eu faço?
R: Envie um email para contato@velabikes.com.br com o maior número de informações relacionadas com o reembolso em questão, exemplo: nota fiscal, comprovante de pagamento entre outros. O escritório jurídico responsável pela falência vai analisar a viabilidade do reembolso após a liquidação dos ativos.
- 4- Como faço para obter suporte técnico a partir de agora?
R: A empresa fez uma reunião com as bicicletarias listadas no site, página Rede, e vai tentar dar um super para elas, pelo menos até o mês que vem. Elas já realizam serviços em outras unidades da Vela e poderão te ajudar.
- 5- Minha bicicleta está na fábrica, como ainda posso retirar?
R: Sim, você pode enviar um email para contato@velabikes.com.br para agendar a retirada da sua bicicleta até o dia 31 de janeiro. Todas as demais informações serão passadas por email.
- 6- O atendimento no WhatsApp e redes sociais vai continuar ativo?
R: Não, toda a comunicação, a partir de hoje, deverá ser feita e registrada através do email contato@velabikes.com.br
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.