No último fim de semana aconteceu o Startup Weekend Aracaju. Foram 80 participantes, 36 ideias apresentadas e 11 ideias desenvolvidas durante dois dias. A equipe vencedora tinha duas pessoas e era liderada por Wesley Silva, 30, que venceu com o HubShop, que se propõe a automatizar o cadastro e gerenciamento de produtos de pequenos e médios varejistas online em grandes marketplaces.
Segundo um dos organizadores, Jadson Cruz, que também é diretor de startups no Conselho de Jovens Empreendedores do Sergipe, “o evento é um marco no estado pois denota a organização do ecossistema de startups e a construção de uma comunidade unida e disposta a crescer no cenário nacional de empreendedorismo”, afirma.
Wesley afirma que foi uma surpresa para ele ganhar o evento. “Só tive certeza que fui o vitorioso quando anunciaram, principalmente pelo fato de que um jurado havia comentado durante a apresentação de um concorrente que ‘achava aquela a ideia mais promissora'”, afirma. O empreendedor também diz que vai levar a ideia adiante e abrir o negócio e destacou a mentoria de Flávio Estevam no evento.
O segundo lugar da competição ficou com Prato Ideal, um app de busca por comida e que a partir da comida que você digita, ele te sugere lugares que vendem aquela comida na cidade e deixa o cliente filtrar a busca por qualidade, preço e local. A equipe tinha cinco pessoas e foi liderada pelo designer Bruno Pinheiro, 32.
A iniciativa de realizar o evento em Aracaju Jadson e Licas Lima, diretor de inovação no CJE – SE que criaram um projeto que será finalizado com a realização do 2º Demoday Sergipe, que acontece no dia 22 de Agosto deste ano. “O CJE mobilizou seus voluntários para organizar e garantir a qualidade do evento junto aos seus parceiros”, afirma Jadson.
“Em suma, conseguimos engajar jovens, empresários, investidores, empresas, instituições de ensino e associativas, voluntários e entusiastas para fazer do evento um dos mais importantes eventos de startups realizados no estado de Sergipe”, afirma Jadson.
Wesley, da HubShop, destaca a experiência como excepcional para sua carreira de empreendedor. “Para mim não foi um evento apenas, foi um marco! Um aprendizado não apenas teórico e prático, mas também emocional e principalmente espiritual, foi necessário muito foco e persistência durante todo o evento”, explica.