Por Bruna Galati
A abertura de microempresas tem aumentado de forma consistente ao longo dos anos. De 540 mil em 2018, o número saltou para mais de 575 mil em 2020. Em relação às pequenas empresas, o total passou de 75 mil em 2018 para 94 mil em 2020, os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal.
Pensando nesses dados, o Startupi lança o “How to…”, novo quadro do portal que explica, com a ajuda de especialistas, termos e processos para novos empreendedores do ecossistema de startups. Para a estreia, o assunto escolhido foi o valuation de um negócio. O que é? Como calcular? Qual a sua importância? O profissional de economia e finanças corporativas Adam Paul Patterson ajuda com suas dúvidas:
Qual a importância de fazer o valuation de uma startup?
O valuation – avaliação financeira em inglês – lhe dá a resposta para as perguntas mais importantes no ecossistema de startups: “Quanto vale o meu negócio e por quê?”. Com isso, você tem uma carta na manga importante para as negociações com investidores, e também ajuda com o planejamento estratégico. “O valuation é a quantificação do seu plano de negócio. Ou seja, ter uma compreensão realista do valor da sua startup é fundamental para a tomada de decisão e planejamento”, explica Patterson.
Mas o valuation também tem uma terceira dimensão. “Muitos startuppers presumem que só devem se preocupar com o quanto vale seu negócio se eles estão pensando em levantar capital ou trazer novos sócios. No entanto, uma avaliação é muito mais do que um único número, é a chave para ter uma visão maior da sua startup, mostrando onde você está e onde você está indo, bem como mapear os riscos, oportunidades e fluxos de monetização no caminho. Assim, a avaliação pode e deve ser utilizada como um driver de como gerenciar sua startup.”
Segundo o economista, o objetivo deste valor estimado é acompanhar a eficácia do processo de tomada de decisão estratégica da startup e fornecer a capacidade de controlar o desempenho e metas em termos de mudança estimada do valor, não somente em receita, custos e lucro. “Uma estratégia de gestão baseada em valor irá diferenciar sua startup da concorrência e transformar a maneira como você e o mercado enxergam sua empresa. Um valuation é a melhor ferramenta para traçar o futuro da sua startup”, afirma Adam Paul, que indica o cálculo através de três métodos.
Como calcular meu valuation?
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
A primeira opção indicada pelo especialista é o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), método de avaliação para ativos, títulos negociáveis, empresas e projetos, que estima o valor de um investimento usando seus esperados fluxos de caixa futuros com uma taxa de desconto adequada. Também pode determinar o valor de uma empresa ou investimento com base no que ela pode ganhar no futuro. Este método é especialmente utilizado para avaliar empresas maduras com geração de fluxo e de caixa estável e perspectivas previsíveis.
É utilizado o conceito de valor do dinheiro no tempo, ou seja, o princípio de que há maior benefício em receber uma quantia de dinheiro agora, do que uma quantia idêntica mais tarde. Também significa pesar os custos de oportunidade de gastar o dinheiro em vez de economizar ou investir.
“Nas finanças corporativas, o valor de um ativo econômico, incluindo startups, é sua capacidade de gerar fluxos de caixa, ou mais especificamente ‘Fluxo de Caixa Livre’ – valor que sobra para os proprietários da empresa após o pagamento de impostos, custos, despesas e necessidades de reinvestimento. Tem sido o principal método de avaliação usado no mercado desde os anos 1700”, diz Adam.
Para que serve?
O FCD estimula a atratividade de um investimento, uma vez que ajuda a avaliação dos investidores de quanto capital eles precisam alocar, o momento em que esse dinheiro é gasto, quanto dinheiro o investimento gera e quando o investidor pode acessar os fundos do investimento.
“É o método original para responder quanto de fluxo de caixa – lucro efetivo – um ativo pode gerar. Em outras palavras, a abordagem ajuda a startup a saber o nível de rentabilidade da operação e o investidor saber qual o potencial da startup para remunerar seu investimento nos próximos anos”, explica Patterson.
Como calcular o valuation pelo FCD?
Uma startup pode calcular e projetar o fluxo de caixa livre com base na seguinte fórmula:
Fluxo de caixa livre = Receita de vendas – (impostos, custos variáveis e despesas operacionais) – investimentos necessários em capital operacional (sendo capex e capital de giro).
Ou em outras palavras, olhando para o valor de uma empresa como um todo, contemplando patrimônio e dívida: Lucro Operacional (EBIT) – Impostos + Depreciação – Capex – Capital de Giro Líquido.
Para startups mais maduras, o desempenho atual pode ser projetado para anos futuros e o Free Cash Flow (Fluxo de Caixa Livre) pode ser descontado a uma taxa de desconto estimada. Para empresas em estágio inicial, uma abordagem interessante seria projetar o desempenho financeiro em estado futuro, ou seja steady-state, em um período de 3 a 5 anos, e trabalhar para trás para obter as demonstrações contábeis/operacionais mais recentes.
Método de Capital de Risco
A segunda opção para calcular o valuation indicada pelo economista é o método de capital de risco, que reflete no processo dos investidores procurarem uma saída dentro de 3 a 7 anos.
Em primeiro lugar, é estimado um preço de saída esperado para o investimento. A partir daí, calcula-se a avaliação pós-dinheiro, levando em consideração o tempo e o risco que os investidores assumem.
Ou, em termos simples, Adam explica que com base no seu plano de negócios você projeta seu GMV, receita, margem de lucro bruto em três, cinco ou sete anos, calcula um múltiplo de mercado adequado e então traz esse lucro futuro para o valor pré-líquido com base em seu custo de capital da empresa ou as taxas mais altas que os fundos de capital de risco praticam. Você então subtrai o investimento estimado para chegar ao valor pre-money, ou seja, antes do investimento. No entanto, é no valor post-money que o investidor usa para calcular investimento e participação.
“Podem também ser estimadas futuras rodadas de investimento e diluição. Essencialmente é uma mistura de FCD e avaliação relativa. A grande diferença é de conceito. O método de VC avalia o retorno potencial do investidor num evento de liquidez, ou seja, um novo investimento, e não o valor intrínseco da startup. Está relacionado com precificação e não avaliação por valor fundamental.
Como calcular o valuation pelo método VC?
Para calcular o Valuation de uma startup pelo método do Capital de Risco deve-se ter em mãos:
- necessidade de capital a ser aportado para o desenvolvimento das operações;
- receita projetada para o ano de saída da operação;
- margem líquida projetada para o ano de saída da operação.
Ademais, este método de cálculo do Valuation para startup também se baseia no múltiplo P/L (preço sobre lucro) do mercado para empresas do mesmo setor e na taxa de desconto que o investidor espera receber daquele investimento. Em termos gerais, o empreendedor tem que ter uma estimativa de lucro em anos futuros junto com a receita de investimento necessária e as taxas de investimento geralmente dos investidores de capital de risco.
Os gestores de um fundo vão calcular o Valuation para startup com base em 3 fatores:
- suas premissas de crescimento;
- premissas do mercado em que ela está inserida;
- seu índice P/L frente ao mercado.
Quais as vantagens e desvantagens desse método?
O método de capital de risco é a abordagem chave para investidores de startups e é extremamente simples de prever, segundo o economista. No entanto, seu foco é no preço e não em valor. Depende bastante do humor do mercado e a premissa de que os ativos vão continuar a subir em valor.
“As desvantagens são que o método pode confundir o potencial de valor intrínseco agregado nas operações da firma (valuation) com uma possível saída do investidor, utilizar horizontes de curto prazo antes que uma startup chegue à maturidade e assim seu pleno potencial para gerar fluxo de caixa. Também assume que existem empresas super similares para calcular múltiplos e que futuras necessidades de diluição e investimento são facilmente disponíveis”, explica Patterson.
Múltiplos
De acordo com Adam Paul, o uso de múltiplos é potencialmente uma das maneiras mais fáceis de calcular a avaliação. Um modelo de avaliação relativa compara o valor de uma empresa com o de seus concorrentes para determinar o valor financeiro dela. A chave é garantir que a sua base de múltiplos seja consistente, atualizada e faça sentido.
“Podemos usar empresas públicas semelhantes ou múltiplos anteriores de M&A/investimento. Mas muito depende do tamanho, condições, estágio e setor da transação. Em termos simples pode usar empresas de capital aberto ou dados de investimento em empresas fechadas, que usualmente é mais difícil obter. A abordagem correta seria para calcular o valuation pelo método de FCD e depois validar o resultado com os múltiplos do mercado.”
O que são múltiplos de uma empresa?
É a relação entre o valor de mercado e uma outra variável, por exemplo, lucro, liquidez, valor patrimonial, EBITDA, etc.
A fórmula para calcular qualquer múltiplo é uma equação muito simples, a saber:
Múltiplo = Valor de mercado / VARIÁVEL
Nessa equação de um múltiplo, o valor de mercado pode ser o valor da empresa ou o valor das ações. Já a variável representa o indicador escolhido. Há vários tipos de múltiplos, como, por exemplo, faturamento, lucro, ebitda, fluxo de caixa, etc.
O múltiplo escolhido serve como base para análise do valor da empresa em avaliação. A variável de multiplicação é determinada a partir das empresas tomadas como referência no mercado. Cada múltiplo gera uma faixa de valor pela qual o mercado valoriza o ativo, por isso, é importante escolher o melhor múltiplo para cada tipo de negócio.
Os principais múltiplos utilizados pelo mercado são: Valuation por Múltiplos de lucro – EBITDA e Lucro Líquido ou (P/E); Valuation por múltiplos de valor patrimonial; e Valuation por múltiplos de faturamento.
“Você pode definir e acompanhar empresas semelhantes em mercados públicos no Brasil, no mercado internacional ou verificar com capital próprio semelhante e transações de capital de risco em ambos os grupos. Vários sites de dados, como mercados Damodaran ou CSI, por exemplo, revelam as médias atuais do setor de capital mercado. Se for usar dados de capital aberto, teria que ajustar para riscos no Brasil por exemplo e também descontos para o tamanho da empresa e riscos específicos da startup em questão. Por isso, um assessor de M&A poderia agregar muito valor na questão de valuation e rodar um processo competitivo com fundos”, completa Adam.
Quais as vantagens e desvantagens desse método?
A principal vantagem da avaliação por múltiplos é ser simples, rápida e aplicável em startups que possuem poucas informações econômico-financeiras. Refletir a situação do mercado também tem seus benefícios e garante menos erros de estimativa de crescimento.
A desvantagem é que esse método não indica as potencialidades do negócio para o futuro, por não estimar seu potencial de fluxo de caixa e nem outras variáveis como risco, taxa de crescimento, custo de capital, etc. Além disso, o valuation por múltiplos desconsidera aspectos estratégicos como estilo de gestão, diferenciais competitivos ou potencial de escala da empresa.
Outro ponto a se pensar é que pela empresa avaliada utilizar os números dos principais pares do seu setor para comparação, isso pode levar a erros de interpretação, uma vez que o mercado em análise pode estar supervalorizado. É muito comum que o método de múltiplos seja associado a outros modelos de cálculo para uma valoração mais assertiva da startup.