Começou a operar oficialmente dia 18 de setembro a Vale Presente, empresa 100% focada em gift cards. A empresa é a única one-stop-shop do setor na América Latina, com estrutura própria para emissão e impressão dos cartões, personalização, administração financeira, autorização e processamento das transações. Os vale-presentes serão emitidos exclusivamente com a bandeira Mastercard.
O projeto, que até agora consumiu mais de R$ 30 milhões, tem como investidores o empresário Carlos Wizard Martins, sócio fundador do grupo Multi (que controla as maiores redes de ensino de idiomas e profissionalizante do Brasil, como Wizard, Yázigi e Microlins, entre outras) e Rui Drever, fundador da Pretorian, uma das maiores empresas de MMA do mundo.
Rodrigo Borges, CEO, sócio fundador e idealizador da Vale Presente, afirma que a empresa tem como meta resgatar o hábito de presentear. “Queremos encurtar distâncias, apresentando soluções personalizadas com garantia de segurança e agilidade”, diz, acrescentando que na Europa e nos EUA é um hábito utilizar gift cards pela praticidade que o produto traz. Em 2011, por exemplo, os vales-presentes foram responsáveis por 20% das vendas de Natal dos norte-americanos. “Vamos mostrar que o ato de presentear pode ser fácil e prazeroso”, explica.
Para atingir esse objetivo, a Vale Presente atuará em três mercados distintos: consumidores finais, empresas e varejo. Para os consumidores finais a empresa oferecerá a possibilidade de personalização dos vale-presentes com fotos/imagens, escolha de valor, opção impressa ou virtual e marcas preferidas. “Vamos entregar o Vale Presente impresso em um dia útil e o virtual em alguns segundos”, destaca Borges. Já para as empresas, as soluções terão como foco campanhas motivacionais, premiação de funcionários e parceiros, entre outros. “Atuaremos como um facilitador para que empresas de todo o Brasil possam utilizar o vale-presente em suas ações promocionais ou de recursos humanos”. Em ambos os casos, o cliente poderá utilizar o portal da Vale Presente para proceder a compra e gerenciar seus pedidos.
O mercado de varejo será atendido por meio de soluções sob medida, com a criação de vale-presentes exclusivos que serão vendidos e resgatados nas lojas. “Este mercado deve representar 35% de nossos negócios já no primeiro ano”, destaca Borges, que antes de liderar o projeto atuou em posições estratégicas em grandes empresas, como Magazine Luiza e B2W. A perspectiva da empresa é de que um milhão de vale-presentes sejam comercializados até o final de 2013, movimentando cerca de 100 milhões de reais. “Já temos várias negociações em andamento com o varejo e vamos iniciar nossa operação junto aos consumidores finais e às empresas em meados de agosto”.
O executivo destaca que a Vale Presente, pelos investimentos realizados, é o maior projeto startup independente do Brasil. “O valor aportado pelos sócios teve como focos a implantação de uma empresa modelo nas áreas de tecnologia, segurança de informações, segurança física e marketing”, afirma. “Investimentos em equipamentos modernos e em conceitos de redundância e alçada dupla em uma área de 3 mil m2, por exemplo. Nossa impressora de cartões é a mais moderna instalada no Brasil”. Borges explica que os vale-presentes emitidos serão destinados exclusivamente ao resgate de produtos e serviços e não permitirá saque, o que evitará sua utilização de forma indevida. “Na venda dos vales também é realizada emissão de nota fiscal eletrônica de crédito, serviço e frete, o que é mais um diferencial de nosso modelo”.
Soluções Vale Presente
- Pessoas Físicas – Atende às expectativas e desejos de presenteador e presenteado, com vale-presentes pré-desenhados ou personalizados, a partir de identificação do perfil, propondo soluções adequadas, seja em aniversários, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, casamentos, chá de panelas e ocasiões diversas.
- Empresas – Direcionado às campanhas de motivação, promove reconhecimento do funcionário através de premiação, oferece oportunidade de crescimento, que resulta em equipes motivadas e comprometidas. Estimula ideias inovadoras, superação de resultados, aproxima e integra stakeholders.
- Varejo – Possibilita parcerias sob demanda em qualquer região geográfica. Fideliza clientes por meio de campanhas específicas ou em datas sazonais, promove incremento no ticket e agrega valor à marca.
- Vídeo Vale Presente – Serviço inédito que permite a criação ou seleção de vídeo disponível no canal do YouTube para acompanhar o vale-presente.
- Novos Produtos – Em breve oferecerá serviços inovadores, como: Vaquinha, Travel Money, Lista de Casamento e Mesada.
Plataformas de compra
- Site – www.valepresente.com.br;
- Facebook commerce – www.facebook.com/valepresente;
- Celular – m.valepresente.com.br
Sobre a Vale Presente
A Vale Presente é uma empresa brasileira especializada em soluções apropriadas para presentear ou premiar, viabilizando projetos de maneira criativa, simples e com baixo custo, por meio de vale-presentes. Contempla um público formado por pessoas físicas, mercado corporativo e varejo, independente da região geográfica.
A empresa oferece os serviços de emissão, administração e logística; segurança, fiscal e contábil; produtos impressos e virtuais, personalizados; age como gerador de leads e no aumento de conversão de vendas, novas fontes de receitas, incremento de ticket e possibilidade de redução de despesas financeiras.