Um estudo realizado pela Forester Research durante o mês de setembro nos Estados Unidos mostrou que existe uma relação entre os cupons online e o aumento dos gastos dos consumidores no e-commerce. O estudo “The Impact of Online Coupons and Promotion Codes” mostra também que, além de aumentar as vendas, os cupons ajudam a alavancar novos negócios, reforçam a imagem da marca e influenciam no ciclo de compras.
Segundo o levantamento, 74% dos usuários de cupons de descontos são propensos a experimentar novas marcas quando usam cupons e códigos promocionais, enquanto 54% dos usuários que não utilizam experimentam novos produtos. Dados apontam ainda que 88% dos entrevistados sentem-se incentivados a fechar o pedido quando utilizam cupons, e 60% estão mais propensos a reconsiderar um pedido que não finalizaram quando utilizam cupons de descontos online.
Para Pedro Eugênio, CEO e criador do Busca Descontos (site que reúne cupons de descontos dos principais varejistas do Brasil, e considerado o 3º maior gerador de vendas de e-commerce brasileiro), o uso estratégico do cupom de descontos pode transformar pequenas lojas em grandes varejistas. “O d-commerce (discount commerce) é uma realidade. Saber usar o cupom de descontos permite ao varejista ao mesmo tempo trazer novos consumidores para sua loja e fidelizá-los.”
Os cupons também ajudam no aumento da fidelidade e reputação, 80% dos entrevistados confirmam que oferecer cupons melhora a imagem da marca, e 88% afirmam ter sentimentos positivos por lojas que oferecem essas ofertas. “Você precisa trazer o consumidor para sua loja. E o uso correto do cupom de descontos permite isso”, comenta Pedro Eugênio.
O mesmo estudo aponta ainda que 66% dos consumidores pretendem usar cupons on-line em pelo menos 25% de suas compras nos próximos 12 meses. Isso indica que houve um crescimento de 20% no uso de cupons, já que 55% dos consumidores utilizaram cupons em suas compras nos últimos 12 meses que antecederam a pesquisa.
“Você precisa trazer o consumidor para sua loja. E o uso correto do cupom de descontos permite isso”, analisa Pedro, acrescentando também que enviar cupons de descontos para clientes é uma excelente maneira de agradecer pela fidelidade, sendo esse um caminho certeiro para conquistar consumidores.