Qual é a solução para quando sua startup tem um problema em uma área, como logística, por exemplo? Montar outra startup, claro. Parece exagero, mas foi assim que a Mobly, e-commerce de móveis e decoração resolveu seu problema de logística. A empresa deixou de terceirizar as entregas, contratou seus próprios motoristas e montou a Mobly Log, o que levou a uma redução de 40% nos custos com entregas.
Thiago Peres, Gerente de Transportes da empresa, explica que tudo começou com um teste. A empresa fez algumas entregas próprias e viu que era um bom negócio. “A gente viu que se focássemos em vários clientes com um caminhão próprio seria mais barato do que chamar uma transportadora. Pensamos então em formar isso com mais complexidade, começamos como se fosse uma empresa separada dentro da Mobly e por estar lá dentro, a gente tá muito mais acostumado com tecnologia. Temos maior controle e mais informações”, explica.
Por enquanto, a Mobly Log só atende São Paulo e Grande São Paulo, mas a ideia é expandir para o resto do país. O serviço de logística acompanha todo o processo de entrega. Peres afirma que o projeto faz com que a empresa pague um salário acima do mercado para os motoristas, que usam caminhões próprios, e a redução de custos com entrega volta para os clientes, o que aumenta as vendas.
O serviço também reduziu atrasos e danos na entrega, o que aumenta a satisfação do cliente. A ideia é interessante pois mostra que às vezes a melhor maneira de solucionar um problema é tomando a iniciativa, o caso da Mobly Log.
A empresa também aumentou as entregas em 30%. Peres também afirma que mensalmente eles fazem um evento para pegar o feedback com os motoristas, pois eles também têm o contato final com o cliente e a impressão deles é importante.