Fiquei impressionado com uma iniciativa nacional que pude experimentar na semana passada. Trata-se de um aplicativo social bastante simples, que usa o Twitter para promover uma campanha em prol da ONG Fundação Abrinq. Fiquei feliz ao ser o primeiro comunicado de que meus cliques tinham rendido doadores para a causa.
Muito vem-se falando sobre as vantagens de usar mídias sociais para provocar viralidade, redes sociais para gerar relacionamento e sabe-se sobre como os advergames podem gerar experiências de marca positivas. O que não vem sendo muito falado é como tudo isso pode ser usado para gerar algum benefício direto, concreto a causas sociais, típicas do terceiro setor (ONGs).
Muita gente prefere fazer os amigos rirem e ser conhecido como divulgador dos links mais divertidos, mas pouca gente se dedica a apoiar causas sociais. E é nesta lacuna de ativismo social que os aplicativos sociais podem demonstrar suas peculiaridades. Se somos milhões de formadores de opinião na Internet, podemos também ajudar a fazer o bem comum.
O disparo automático de tweets divulgando a campanha em prol do Graac já é conhecido há meses. Outro aplicativo que chegou este mês e já causou bastante movimento é o da Fundação Abrinq. Trata-se de um site (produzido pela Amanaiê e pela Repense) onde o visitante insere o username do seu Twitter e o sistema dê exemplos de quais atitudes poderiam ser tomadas pela ONG se os seguidores contribuírem com alguma doação. Se o visitante concordar, o site gera uma mensagem automática para ser divulgada entre os seguidores do visitante, no Twitter.
Eu inseri o username do Startupi e o meu e cliquei para disparar a mensagem por meio das duas contas. Para minha surpresa, a minha conta pessoal foi a primeira a ser agradecida pelo Twitter da Fundação Abrinq por ter gerado indiretamente uma doação por meio de um seguidor. Ainda não sei quem foi o doador, mas fiquei contente de ter ajudado a proporcionar isso à entidade.
Para ver quanta coisa boa seus followers podem gerar, acesse este site.