A Uber anunciou uma nova parceria com a fabricante chinesa de veículos elétricos BYD, visando adicionar 100 mil carros elétricos à sua plataforma de transporte. Esse movimento faz parte de um esforço estratégico para acelerar a transição da Uber para uma frota mais sustentável, embora os Estados Unidos fiquem fora desse acordo. Inicialmente, a parceria será implementada na Europa e América Latina, com planos de expansão para outras regiões, incluindo Oriente Médio, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Dentro do escopo dessa colaboração de longo prazo, os motoristas terão acesso a veículos com condições financeiras mais favoráveis, incluindo preços reduzidos e facilidades de financiamento. A iniciativa também oferece à BYD uma oportunidade de expandir sua presença global, especialmente em mercados onde a marca ainda está se estabelecendo.
No Brasil, a parceria deverá incluir modelos como Dolphin, Song e King, que poderão ser utilizados pelos motoristas da Uber, conforme explicou Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Américas. Ela mencionou que outros países da América Latina, como México, Chile, Costa Rica, Colômbia e Panamá, também serão beneficiados.
A notícia da parceria foi bem recebida no mercado financeiro, com as ações da Uber subindo mais de 2% e as da BYD aumentando mais de 6% ao longo do ano, elevando o valor de mercado da empresa para US$ 94 bilhões.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!